ID_CURSO de Serviço Social oferece capacitação aos supervisores de estágio

Tatiane Reidel ministrou palestra direcionada à afirmação da identidade profissional do assistente social, a supervisores de estágio da UNIGRAN.
A cada semestre, dois a três seminários abrirão espaços para os profissionais se fortalecerem como categoria. Atuando nas prefeituras e no Governo do Estado, nas empresas e em outras instituições, é por meio dos supervisores de campo que os acadêmicos de Serviço Social da UNIGRAN conhecem o cotidiano da profissão. Segundo a coordenadora do ID_CURSO, professora Maria Madalena Marques, os seminários são um reconhecimento à participação deles na formação dos futuros assistentes sociais. “Nós sentimos a necessidade de ter proximidade com os supervisores de campo, porque eles recebem nossos alunos e – não é dar em troca – mas, sempre trabalhando, muitas vezes, eles não têm espaço de discussão a respeito da profissão; o ID_CURSO de Serviços Social vem oferecer isso, através de projeto de capacitação continuada”, disse a professora. Ela explicou que, conforme a turma, os estágios são de observação, planejamento, intervenção e avaliação de projetos visam a assegurar a quem precisa os direitos de cidadania, garantidos por lei. É um trabalho que exige postura ética, conhecimento técnico e afirmação do assistente social frente outras profissões. É preciso também superar costumes arraigados e, ainda, os próprios preconceitos, conforme disse a professora Tatiana Reidel, convidada do segundo seminário realizado neste semestre. Ela repassou todos os pontos do Código de Ética do Serviço Social, ressaltando que o mais importante deles é o respeito à liberdade e à condição de fragilidade das pessoas que buscam a assistência social. Doutoranda da PUC-RS, Reidel os participantes da palestra a pensarem sobre questões de ordem prática – como, conquistar a confiança do usuário, com respeito a sua condição, simpatia e sigilo dos atendimentos –, e outras de ordem pessoal, como a reflexão sobre os valores que formam a ética de cada pessoa. “Esses valores são os valores que nos movimentam e influenciam diretamente a qualidade do nosso trabalho”, disse a palestrante. Tatiana Reidel defende que a atuação no Serviço Social não se resume à garantia de direitos e a inclusão de pessoas nos programas sociais. Para ela, também é importante a interação com a pessoa que busca os serviços da assistência social, sendo isso o que permite conhecer as raízes dos problemas e buscar soluções para eles. O seminário de capacitação continuada reuniu cerca de vinte supervisores de estágio, no anfiteatro da Unigran, no dia 30 de outubro. (JR)

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC