Intercâmbio acadêmico internacional é tema de encontro na UFGD

Inscrição ao I ECIND é gratuita e deve ser feita até terça-feira (10), por e-mail: esaiufgd@gmail.com
O Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza nos dias 11 e 12, próximas quarta e quinta-feira, o I ECIND – Encontro de Cooperação e Intercâmbio Internacional de Dourados. O evento é aberto à comunidade acadêmica da região e, segundo os organizadores, é de especial interesse para aqueles que desejam realizar intercâmbio e estudos de pós-graduação no exterior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 10, através do e-mail esaiufgd@gmail.com. A abertura será quarta-feira, às 19h30, no cine-auditório da UFGD, na unidade I, com uma mesa de debates sobre os desafios, estratégias e perspectivas para a internacionalização do ensino superior. No dia 12, a partir das 9h, a programação prossegue na unidade II, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias, em sessões coordenadas sobre oportunidades de estudos no exterior, cooperação internacional, mobilidade acadêmica e intercâmbio. Representantes de embaixadas e de agências de cooperação e fomento ao intercâmbio participam do Encontro. O I ECIND é promovido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A agenda cultural do Encontro inclui atividades de comemoração ao ano da França no Brasil. Veja o programa. Dia 11 19h30 – solenidade de abertura 20h00 – Palestra: “Internacionalização do Ensino Superior – Desafios, Estratégias e Perspectivas”, com a professora doutora Luciane Stallivieri, assessora de relações institucionais e internacionais da Universidade de Caxias do Sul. Dia 12 Apresentação em sessões coordenadas 9h00 – “Ensino superior francês e possibilidades de intercâmbio durante a graduação”, com a palestrante Cecília Monteiro (CenDoTec/Campus France). 9h30 – “As oportunidades de estudo e intercâmbio nos EUA”. Palestrante: Andreza Martins (Comissão Fulbright/Education USA). Mediador: professor Walber Luiz Gavassoni. 10h15 – “As oportunidades de estudo e intercâmbio no México”. Palestrante: Carlos Ortega (Conselheiro da Embaixada Mexicana no Brasil) 10h45 – “As oportunidades de estudo no Canadá”, com a convidada Carolina Cardoso (Canadá Education Council) Mediador: professor Losandro Tedeschi 13h30 – “Internacionalização e o Ensino Superior Brasileiro”, com o representante da SESu/MEC Paulo Mayall. 14h00 – palestra com a pró-reitora da UFGD, professora doutora Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti 15h00 e 16h15 – “As oportunidades de intercâmbio e estágio no exterior”, com as palestrantes Lisangela Dossi (CI/IAESTE) e Alice Liebelt (CAEP). 17h – Mostra de filmes alusiva ao Ano da França no Brasil.