UNIGRAN promove dia de campo sobre agroecologia e agricultura familiar

Evento em pequena propriedade de Dourados foi realizado em conjunto com o Sebrae e Banco do Brasil, nesta quarta-feira.
Mato Grosso do Sul é um estado forte em plantios de culturas de soja, milho, cana-de-açúcar, cultivados por grandes produtores rurais que desde a década de 70, quando o país vislumbrou-se como produtor de grãos para o mundo, se manteve como top de linha na produção e investimento em uma única cultura por safra. São poucas as propriedades que atuam na diversificação de produtos, principalmente de orgânicos. Com baixo investimento na diversificação de produção alimentícios, cerca de 85% do que é consumido no Estado vem de outras regiões do país. “Mato Grosso do Sul tem grande potencial para se auto-sustentar, mas isso não é levado em consideração, pouco se dá valor”, disse o técnico do Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento (Mapa), Augusto César Pessoa de Farias. Ele foi um dos palestrantes do “I Dia de Campo de produção agroecológica”, realizado na manhã de ontem na chácara Dourado, na cidade de Dourados. O evento foi promovido pelo ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN em parceria com o Sebrae. O Dia de Campo foi uma rodada de conversa com pequenos e médios produtores rurais de Dourados e acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unigran. Farias falou sobre a certificação da produção orgânica, que é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo. Esse ID_TIPO de produção é uma das tecnologias sociais que estão sendo aplicadas em diversas regiões do país. Entretanto, os produtores do Estado estão resistentes em aderir a cultura orgânica, representada pelo conjunto de técnicas e conceitos que visa à produção de alimentos mais saudáveis, tendo como princípio básico o uso racional dos reID_CURSOs naturais. O técnico do Ministério destacou que Mato Grosso do Sul tem 1,4 milhões de hectares na mão de 72 mil famílias de pequenos produtores rurais. “É um volume de terra suficiente para se fazer um trabalho planejado e ampliar a produção alimentícia no Estado”, disse, assegurando que a ideia não é competir com os grandes produtores rurais. Com o objetivo de apresentar a importância da cultura orgânica aos pequenos e médios produtores rurais, Farias ressaltou que esse ID_TIPO de produção não consiste somente em deixar de utilizar agrotóxicos, mais sim de uma série de fatores que não prejudicam o meio ambiente. Essa atividade tem o total cuidado de valorizar a flora e fauna e de não desgastar o solo. Como o consumidor não pode ver se o produto é ou não orgânico, o governo criou um sistema oficial para controlar esse ID_TIPO de produção, com um selo que passará a identificar os verdadeiros produtos orgânicos. Eles serão identificados nos rótulos, nos anúncios dos produtos e em cartazes de venda. A partir de janeiro de 2010 todo o produto orgânico brasileiro, exceto aqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares, levarão o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). Mas esse ID_TIPO de selo não será cobrado tão recentemente, segundo o técnico do Ministério. Primeiramente será feito um trabalho de conscientização junto aos produtores, que terão que se cadastrar a um órgão fiscalizador. Serão esses órgãos – em implantação no estado – que vão avaliar se o produto pode ou não levar o selo. Essas instituições serão cadastradas ao Ministério da Agricultura. De acordo com Augusto Farias, esse procedimento de fiscalização, chamado de rastreabilidade, garante que os direitos dos consumidores e bons produtores sejam respeitados e que os “maus produtores” não se aproveitem da boa imagem que os produtos orgânicos conquistaram. O Dia de Campo contou também com uma palestra sobre a linha de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o gerente geral do banco do Brasil de Dourados, José Gonçalves Dias Neto. (FV)