ID_CURSO de Agronomia promove Dia de Campo sobre Produção Agroecológica

Professoras da UNIGRAN, Cláucia e Raquel, explicam que certificação orgânica e Pronaf são os temas centrais do evento que acontece nesta quarta-feira
Um dia para orientar os produtores sobre a certificação de produtos naturais e mais saudáveis. O primeiro “Dia do Campo de Produção Agroecológica”, que será promovido nesta quarta-feira (4), pelo ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN, em parceria com o Sebrae, vai reunir pequenos produtores rurais da Grande Dourados, na Chácara Dourada, na saída para Caarapó (BR 163), a partir das 7h30. O evento é parte do projeto “Territórios: Produção Agroecológica”, do governo federal. A Agroecologia é uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronômicos, ecológicos e socioeconômicos, na avaliação dos efeitos das técnicas agrícolas sobre a produção de alimentos e na sociedade como um todo. Esse ID_TIPO de produção é uma das tecnologias sociais que estão sendo aplicadas em diversas regiões do país. De acordo com as professoras de Agronomia da UNIGRAN, coordenadoras do evento, Raquel Vitorino e Claucia Aparecida Honorato, a agroecologia representa um conjunto de técnicas e conceitos que visa à produção de alimentos mais saudáveis, tendo como princípio básico o uso racional dos reID_CURSOs naturais. Uma das maiores dificuldades encontradas na região de Dourados, segundo as professores, é a certificação de propriedades que atuam com produção agroecológica. Para se chegar a esse ID_TIPO de produção, a propriedade rural tem que estar integrada a uma série de princípios e valores de uma produção natural, sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos solúveis, por exemplo. Para falar sobre esse assunto – certificação orgânica - a programação do Dia de Campo terá a participação do técnico do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa), Augusto César Pessoa de Farias. Haverá também uma abordagem sobre a linha de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o gerente geral do banco do Brasil de Dourados, José Gonçalves Dias Neto. “Será um bate papo, com cerca de 70 produtores rurais que participam do Projeto Territórios, bem como para aqueles que querem conhecer a Agroecologia e integrar-se ao programa”, disse a professora Raquel. Os acadêmicos de Agronomia também vão participar do evento. Após debaterem sobre a certificação orgânica e Pronaf, haverá visita técnica na produção das culturas da Chácara Dourada. (FV)