Escola precisa assumir novos desafios, diz pesquisadora em palestra na UNIARTE

Professora da UFRGS fala sobre a complexidade de ser professor na atualidade e os desafios de lidar com estudantes de diferentes perfis
Preparar metodologias de ensino diferenciadas para atender as expectativas dos diferentes gêneros e perfis de estudantes no ensino básico. A professora Maria Luisa Merino de Freitas Xavier, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que as escolas de hoje são as mesmas de 300 anos atrás em que o aluno vai para a aula, senta na cadeira, e é disciplinado pelo professor. Ela foi uma das palestrantes da UNIARTE 25 anos e do VI Encontro Multidisciplinar de Educação da UNIGRAN. “Ser professor nos dias de hoje é muito diferente”, disse ela, ressaltando a importância de ser generalista para atuar com os diferentes perfis de alunos. “Antes quem ia para a escola era em sua maioria estudantes da classe média. Hoje não, são todas as classes sociais e cada aluno traz uma dificuldade e situação diferente para dentro da sala de aula”, disse a palestrante. Dessa forma, o educador de hoje, segundo ela, tem a função de acolher, socializar, e ensinar de forma diferente os alunos. “Temos ainda que lidar com a educação especial e com as diferentes carências afetivas e materiais de estudantes que, muitas vezes, não conseguem se apropriarem do saber escolar”, ressaltou explanando a complexidade de ser professor. Entretanto, a educadora mencionou que a educação dos alunos não pode ser apenas uma tarefa ou atribuição da escola. É necessário dividir essa responsabilidade com outras instituições, no sentido de ampliar as atividades sócio-educativa e cultural na formação da cidadania. Para entender a complexidade da vida moderna, segundo ela, as escolas deveriam apostar mais na leitura de obras literárias, bem como permitir que os alunos criem produções culturais. As artes, a música, são fatores essências, de acordo com a educadora, para se entender e compreender as mudanças da sociedade, como forma de buscar cidadania. (FV)