Humberto Espíndola fala sobre arte e Uniarte, na UNIGRAN

Na foto com a coordenadora de Artes Visuais, Cláudia Ollé, Espíndola considera que a UNIARTE favorece uma discussão aberta sobre arte.
Um dos convidados especiais da UNIARTE 25 anos e do VI Encontro Multidisciplinar de Educação, o artista plástico Humberto Espíndola falou em entrevista ao Decom sobre o espaço que a arte vem ocupando no cotidiano e sua importância social para o ser humano. Humberto é um dos primeiros artistas a retratar o Centro-Oeste brasileiro, e diz que o evento da UNIGRAN é um dos mais ricos de artes plásticas do Estado. Para Espíndola, a arte é uma conquista espiritual que complementa a sensibilidade do ser humano e, por isso, caminha junto com o conhecimento, com a educação. “Se você tiver a arte dentro da sua cabeça ou uma sensibilidade para a arte, você terá automaticamente uma sensibilidade para outros eventos que acontecerão na sua vida profissional, financeira, política”, disse ele. O artista plástico falou sobre o lugar da arte, atualmente, na humanidade, e avaliou que o Século XXI é o século renascimento da estética da imagem. “Eu acho que as estéticas hoje são múltiplas, nós temos muitas estéticas, a globalização, a estética cibernética, tem essa facilidade de você recorrer a arquivos de imagens, então eu acho que é um verdadeiro boom”. Ele disse ainda que a possibilidade de ver todas as artes reunidas em um mesmo evento, citando a UNIARTE como referência, faz com que as pessoas vejam o significado da arte, sua filosofia própria. “A partir do século XX, a própria filosofia da arte passou a ser um material de estudo filosófico, de estudo sociológico, então a arte cresceu muito em termos das propostas da humanidade”, afirmou. Espíndola falou também sobre a importância do evento da UNIGRAN para a região, tanto pelo ateliê livre que a UNIARTE representa, quanto pela quantidade de materiais expostos. “Acho que [a UNIARTE] favorece, justamente pela quantidade de participações, de obras e de criatividade. Isso acaba sendo uma fantasia na cabeça das crianças, do público, e vai gerando uma espécie de efeito dominó que vai aumentando”, finalizou o artista plástico. Humberto Espíndola foi um dos três pintores homenageados na abertura da UNIARTE, segunda-feira, juntamente com Jonir Figueiredo e Kinho. O evento termina nesta sexta-feira. (JR-MC)