Projeto Bons Vizinhos comemora o mês das crianças

Crianças da região do Jardim Santa Brígida participam de tardes de lazer na Escola Armando Campos Belo, no projeto dos acadêmicos de Serviço Social
O mês das crianças para os estudantes que participam do projeto de extensão Bons Vizinhos, do ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN, foi repleto de brincadeiras, distribuição de brindes e de atividades recreativas. Para fechar o mês com “chave de ouro”, dezenas de meninos e meninas participaram no sábado de uma tarde de lazer na Escola Armando Campos Belo, no Jardim Santa Brígida. Pais das crianças também participaram. Com a parceria de colaboradores, acadêmicos e professores do ID_CURSO de Serviço Social ofereceram brincadeiras com a cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas e pintura facial. “Anônimos da alegria,” equipe de profissionais liberais da cidade de Dourados, distribuíram guloseimas. Os alunos do projeto pertencem a famílias da região do Santa Brígida e do Canaã I e todos os sábados participam de atividades lúdicas na Escola Armando Campos Belo. O projeto era realizado na sede da Associação da Caixa Econômica Federal. Maria Madalena Marques, coordenadora do ID_CURSO de Serviço Social, explica que um dos principais objetivos do trabalho é oferecer melhorias de vida às crianças e a sua família. Estão inscritas no projeto cerca de 130 crianças. Todas elas são acompanhadas pelos assistentes sociais que analisam as dificuldades e necessidades durante o período de assistência social, que é de aproximadamente um ano. Com os pais dos alunos a equipe de acadêmicos e professores trabalha com o apoio assistencial. Por meio de entrevistas e de visitas domiciliares conhecem a realidade de cada família. “Quando detectamos alguma dificuldade procuramos resolver os problemas da melhor forma possível”, disse Maria Madalena. Todo o trabalho de assistência social é realizado com a família no sentido de encontrar meios para que elas próprias consigam sobressair das suas dificuldades e conquistar a independência. BRINCADEIRAS A cada tarde de lazer os acadêmicos e professores de Serviço Social preparam atividades diferenciadas. Com o apoio de parceiros, as ações têm trazido inovação a cada edição. Sempre depois das brincadeiras é servido lanche. Nesta última ação o ID_CURSO de Serviço Social contou com a parceria da Bigolin, Sicredi, Lilika Diversões, Anônimos da Alegria, Valdir Martins e do ID_CURSO de Ciências Contábeis da UNIGRAN. (FV)