Homenagens marcam a abertura da UNIARTE 25 ANOS

Presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, entrega placa à professora Maria da Glória Sá Rosa, uma das personalidades da noite de ontem
No jubileu da prata que comemora os 25 anos da UNIARTE, evento cultural e artístico do ID_CURSO de Artes Visuais da Unigran, personalidades e artistas dedicados à divulgação e ao desenvolvimento da educação, da arte e da cultura em Mato Grosso do Sul foram homenageados na solenidade de abertura, que contou com a participação de artistas da terra e do governador em exercício e presidente de honra da Unigran, Murilo Zauith. O espetáculo cultural foi aberto na noite de segunda-feira pela reitora Rosa Maria D’Amato De Déa. Ela destacou o ID_CURSO de Artes Visuais. “Não é um ID_CURSO que forma artistas, mais sim de arte-educadores”, disse a reitora, ressaltando a importância da UNIARTE para a instituição e para a promoção da arte e cultura em Mato Grosso do Sul. “A UNIARTE é a maior mostra artística de todo o estado”, ressaltou, agradecendo a participação dos artistas, professores e colaboradores que até sexta-feira participam de palestras, workshops e manifestações culturais na Unigran. O governador em exercício, Murilo Zauith, foi um dos convidados ilustres na abertura da UNIARTE. Como presidente de honra da UNIGRAN, lembrou dos primeiros eventos do ID_CURSO que revelou grandes artistas. Hoje eles são destaques em Mato Grosso do sul e no Brasil. “A UNIARTE reúne os maiores artistas do Estado num evento que mostra à sociedade tudo aquilo que é produzido no ID_CURSO de Artes Visuais”, destacou Murilo Zauith. Reunindo artistas da dança, da música, poesia e do circo, a festa teve momentos distintos, com performances e intervenções realizadas pelos artistas do Grupo M`Boitatá (Arte de Rua), pela performer Paula Regina (Dança Tribal), da professora Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi (Intervenção Poética) e pelo poeta e ator douradense Emmanuel Marinho. A festa, organizada para receber convidados de todo o Estado, proporcionou ainda na abertura um espetáculo de música erudita com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, regida pelo maestro e diretor artístico Eduardo Martinelli. EXPOSIÇÕES A Uniarte traz duas mostras comemorativas, com três exposições. Uma delas, a XVII Mostra Guai-curu de Artes Visuais, conta com a participação de 17 artistas. O Trabalho tem os artistas Jonir Figueiredo, Paulo Rigotti e Maysa Leite de Barros como curadores e é intitulado “Tendências Abstratas e Contemporâ-neas”. A outra mostra, a “Coletiva Naís MS”, é com-posta de 26 artistas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A segunda exposição, intitulada de “Singulares III: Mostra da Produção Visual de Dourados”, apresenta obras de 36 artistas da Grande Dourados. Simultaneamente às exposições, são realizadas as feiras de arte e cultura popular, nos blocos II e III da UNIGRAN. As obras podem ser contempladas nos períodos da manhã, tarde e noite, até sexta-feira. (FV)