Mais de 6 mil estudantes da educação básica devem visitar a UNIARTE

Trabalhos de pintura e instalações artísticas em exposição e a monitoria dos acadêmicos ajudam os visitantes a criar um novo olhar acerca da arte.
Olhares que querem apreender tudo. Com a filmadora na mão, Tatiane Câmara, 17, vai à frente de seu grupo de estudantes, focando cada obra que vê. “É para mostrar para os colegas, pra ver em casa, tem muitas curiosidades, tudo é bonito”, diz a adolescente. Às vezes, o olhar é de descoberta. “Eles ficam, assim, impressionados que arte está em todas as coisas”, diz Mônica de Souza, 22, professora da Escola Estadual “Alício de Araújo”, valorizando as mostras da UNIARTE como exercício de linguagem. “É bom porque eles vão tentando perceber o que o artista está tentando transmitir, e para estar em contato com a arte, conhecer outras formas de expressão”, avalia. Até sexta-feira, cerca de 6 mil alunos das escolas públicas e particulares de Dourados deverão visitar as galerias de arte montadas na UNIGRAN, que estão abertas à visitação desde ontem. Para atender não só aos estudantes – da educação infantil até o ensino médio – mas também aos visitantes da comunidade, em geral, a organização da “UNIARTE 25 ANOS” e do “VI Encontro Multidisciplinar de Educação” contam com mais de 30 monitores. São estudantes de artes visuais que acompanham os visitantes pelas mostras, informando, mas sem explicar os trabalhos, para não se perder a principal finalidade das exposições. A leitura e a interpretação devem ser do espectador. “A gente explica de quem são as obras, de onde são os artistas, a técnica utilizada, a gente não explica a obra, não tem porque explicar a obra”, reforça a coordenadora da Monitoria, Jaqueciane Lopes Barbosa, 22. Ela concorda que as pinturas e instalações da UNIARTE estão colocadas para as pessoas apurarem o sentido estético e a percepção crítica da arte, especialmente, para as crianças e adolescentes. “Na escola, o professor já vem trabalhando essa história de linhas, de composição, de cores, quando chega aqui, os alunos veem de perto esses trabalhos e é mais fácil para eles assimilarem essas idéias e até produzirem alguns trabalhos em sala de aula”, diz acadêmica. As exposições da UNIARTE estão abertas ao público, gratuitamente, das 7h às 22h, durante esta semana. (JR)