“A Música de Mato Grosso do Sul” será lançado na UNIARTE - 25 ANOS

Livro das pesquisadoras Maria da Glória e Idara Duncan será lançado hoje, na UNIARTE
As professoras Maria da Glória Sá Rosa e Idara Duncan aguardaram a UNIARTE - 25 ANOS E VI Encontro Multidisciplinar de Educação para fazerem o lançamento do livro "A Música de Mato Grosso do Sul", em Dourados. A sessão de autógrafos será nesta segunda-feira, à noite. Com apresentação de Albana Xavier Nogueira, prefácio de Américo Calheiros, projeto gráfico e editoração eletrônica de Marília Leite e capa de Fernando Marson, a obra percorre os caminhos da música urbana, da erudita, da sertaneja e fronteiriça, em 380 páginas, em que os compositores e intérpretes recompõem através da palavra as próprias criações ao mesmo tempo que fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes. O livro é valorizado por centenas de fotografias e se destaca na parte denominada jornalismo cultural, em que foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras. Durante mais de quatro anos, as autoras conviveram com os mais variados ID_TIPOs de música, mas foi principalmente o disID_CURSO dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, numa obra original que servirá de base a estudantes e ao público em geral para a valorização de uma arte definidora dos traços distintivos de inúmeras gerações. O livro, que tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense, é resultado de um projeto aprovado pelo FIC (Fundo de Investimento Cultural), da Fundação de Cultura do Estado, e será vendido no valor de R$ 17,00 (dezessete reais). O livro foi lançado em setembro, em Campo Grande, e desde então, em Bonito, Coxim, Corumbá, Três Lagoas e Aquidauana.