UNIARTE – 25 ANOS: Inscrição assegura participação em todos os eventos acadêmicos

Professores e artistas, como Ana Ruas, que amanhã falará sobre pintura em espaço público, participam do ciclo de palestras e das sessões coordenadas
As inscrições para a UNIARTE 25 ANOS e ao VI ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO podem ser feitas até esta segunda-feira (26), às 19h, na mesa de credenciamento, do cerimonial de abertura dos eventos. A inscrição é integral e permite aos participantes acesso a toda programação, incluindo palestras, comunicações, workshops e mini-ID_CURSOs. O investimento para os alunos da UNIGRAN é de R$ 30, e aos participantes de outras instituições, R$ 40,00. Já a visitação às exposições e feiras é gratuita. Outras informações sobre a inscrição podem ser obtidas pelo telefone 3411-4138 ou no site http://www.unigran.br/eventos/uniarte/index.html . Nesta terça-feira, dia 27, as atividades começam logo pela manhã com o “Workshop Intervenção – Pintura sobre Alvenaria”, ministrado pela artista plástica campo-grandense Ana Ruas, para um grupo de 16 alunos do ID_CURSO de Artes Visuais da UNIGRAN. A proposta é intervir pictoricamente em um lugar específico. Será proposto um diálogo, entre o espaço real e o espaço pictórico representado. A estrutura física, a parede de alvenaria de quatro casas, será o suporte para a pintura, que ficará em exposição durante a UNIARTE - 25 ANOS. No período da tarde, terão início as atividades de workshops, mini-ID_CURSOs, sessões de comunicações e a mostra de curtas “Panorama Zeca Brito”, que exibirá cinco curtas-metragem do cineasta gaúcho, às 17h. Já no período da noite, tem início o ciclo de palestras, com professores e pesquisadores reconhecidos no contexto nacional. A primeira palestra será Inquietudes estéticas para a educação: arte, experiência e formação, proferida pela professora doutora Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS/ANPd). Logo após a palestra da professora Loponte, tem início a Sessão Coordenada I, de Artes, Literatura e Cultura: interfaces e intermediações, coordenada pela professora Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi (UFGD), com a pesquisadora do Folclore e da Cultura Popular de MS, professora mestre Marlei Sigrist (CSMFL). Sigrist tratará sobre “A Dança Tradicional – Uma Expressão do Regionalismo”, e a artista plástica campo-grandense Ana Ruas, que falará sobre Apresentação de Intervenções realizadas em espaços públicos. O processo e o resultado da Intervenção realizada com alunos da UNIGRAN durante a UNIARTE/2009. Gicelma Chacarosqui finaliza a Sessão, discorrendo sobre Interfaces artístico-literárias: cinema, teatro e literatura. Nesta segunda-feira à tarde, teve início um dos eventos mais aguardados da UNIARTE – 25 Anos. A oficina de videoclipe, do cineasta gaúcho Zeca Brito, reúne músicos e acadêmicos da área de Comunicação da UNIGRAN, até sexta-feira. Duas bandas serão ganharão de presente um videoclipe do diretor.