Exposições e feiras também serão abertas para o público hoje, na UNIGRAN

A partir de hoje, visitantes poderão admirar obras de artistas de renome, como esta, de Douglas Colombelli, e de acadêmicos de Artes Visuais.
No primeiro dia da UNIARTE, 25 anos e do VI Encontro Multidisciplinar de Educação, o público acadêmico poderá assistir hoje, a partir de 21h, às apresentações de trabalhos dos autores de painéis com conteúdos de pesquisa em educação, história, letras e artes. Mas a programação é direcionada principalmente para os visitantes interessados em apenas contemplar as obras de arte ou comprar alguma lembrancinha nas quatro feiras que acontecem neste ano. A UNIARTE-25 ANOS traz duas mostras comemorativas, com três exposições muito significativas, segundo avaliação dos organizadores. A primeira é a XVII Mostra Guaicuru de Artes Visuais, que apresenta duas exposições, sob a curadoria de Jonir Figueiredo, Paulo Rigotti e Maysa Leite de Barros – “Tendências Abstratas e Contemporâneas”, cm 17 artistas, e “Coletiva Naís MS”, composta de 26 artistas de todo o estado de Mato Grosso do Sul. A segunda exposição, intitulada de “SINGULARES III: Mostra da Produção Visual de Dourados”, apresenta obras de 36 artistas da Grande Dourados. Algumas obras dessa exposição pertencem a acervos particulares e fizeram parte das duas únicas edições do projeto, 16 anos atrás, em 1993. “SINGULARES é um projeto relevante, no contexto cultural de MS, porque foi a primeira vez que se reuniram trabalhos de produtores culturais do interior do Estado, para uma mostra de arte na capital”, diz o professor e artista plástico, Paulo Rigotti. Paralelamente às exposições, acontecem as feiras de arte e cultura popular, que estarão abertas ao público a partir das 19h30 de hoje, no Bloco III da UNIGRAN. Nesta ano, foram organizadas quatro feiras distintas. A Feira Étnica apresenta a arte e o artesanato das etnias terena e kaiowá, de Dourados, a Feira de Cultura Popular traz produtos da agricultura familiar, de associados da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), e a Feira de Arte Mix, de artesanato e cultura popular do Município. A novidade fica por conta da Feira de Arte, Artesanato e Cultura Popular de MS, que virá de Campo Grande, especialmente, para expor e comercializar os trabalhos de artistas e artesãos reconhecidos do estado. Essa feira será realizada em parceria com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais de MS, com a União Estadual dos Artesãos do Estado de Mato Grosso do Sul (UNEART), com o Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (SINART) e a Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (ARTEMS).