Olhar do espectador completa a obra artística

Professora Zaira organiza mostra de pintura. UNIARTE, que começa segunda-feira, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre arte e cultura.
Durante a realização da XXV UNIARTE, várias exposições de pinturas são feitas na UNIGRAN. Assim, os acadêmicos da Instituição, alunos das escolas de Dourados e a comunidade têm a oportunidade de conhecer os exercícios artísticos produzidos por estudantes de Artes Visuais e obras de artistas regionais. O público é importante, porque é a maneira de observar que completa o ciclo de produção da arte. A artista plástica-visual e professora da UNIGRAN Zaira Marliza falou sobre a relação entre o espectador e o artista. Para ela, a produção artística busca vários reID_CURSOs para se fundamentar, desde elementos visuais e temática, até a representação da realidade. Porém, a interpretação dos elementos só ocorre na percepção de quem visualiza. Para confecção dos quadros expostos na Instituição, os acadêmicos de Artes Visuais fazem pesquisas de materiais, estilos e elementos visuais levando em consideração também a realidade mundial e seus interesses. Mas é a visão do leitor que dará sentido ao material produzido. “Nós vivemos num mundo de imagens; então, o que vai atrair o olhar do observador são os elementos visuais básicos, como cor, formas, linha, textura e, fora isso, tem a temática da obra”, disse a professora Zaira. Para ela, todos deveriam apreciar as obras de arte e eventos como o da UNIGRAN. “É fundamental que os professores tragam seus alunos para o evento”, falou a artista plástica. Zaira entende que o evento traz para Dourados e região exposições grandes, que podem ser vistas somente em museus, o que nem sempre é oportuno para todos. A UNIARTE acontece entre os dias 26 e 30 de outubro, com uma extensa programação de mostras, palestras e mini-ID_CURSOs. As inscrições podem ser feitas no Bloco III da UNIGRAN, com Maria Bryk, no setor de atendimento da Faculdade de Educação. Mais informações podem ser obtidas na página da internet http://www.unigran.br/eventos/uniarte/index.html. (MC)