Controller deve ser generalista na área administrativa

Coordenador de Ciências Contábeis, Domingos Venturini, fala na abertura da terceira noite de palestras da SIN-2009
O papel do controller nas organizações. A doutora em Controladoria Ilse Maria Beuren, autora de livros na área da contabilidade e gerenciamento da informação, argumenta que o bom profissional em controladoria deve ter amplo conhecimento em contabilidade, economia e administração, áreas que, segundo ela, dão a conotação das habilidades exigidas para desenvolver a funções de planejamento, direção e controle organizacional. Beuren foi palestrante da terceira noite da Semana Integrada de Negócios (SIN-2009), evento acadêmico promovido pelos ID_CURSOs de administração, economia, contábeis e administração com ênfase em agronegócios, da UNIGRAN e UFGD. Ela falou sobre a importância do controller nas organizações, profissional responsável por gerar informações adequadas ao processo decisório de eficácia empresarial. Reportando conceitos ultrapassados de gerenciamento empresarial, a palestrante enfatizou que a controladoria sempre foi vista como uma atividade desenvolvida pelo administrador. “Esse conceito evoluiu”, disse ela, “hoje, o contador e o economista são profissionais importantes na tomada de decisão de uma empresa, [e] é necessário que cada profissional conheça um pouco mais da área do outro”, explicou Beuren, argumentando que o profissional ampliar os conhecimentos na área de administração, economia e contábeis. Por ser uma profissional que conhece a estrutura e a organização da empresa, Ilse Maria Beuren alertou que a informação deve ser uma ferramenta bem administrada pelo controller. Uma proposta mal apresentada pode gerar dúvida e prejudicar o andamento empresarial. “Por isso a importância de planejar e acompanhar todo o plano de execução”. Mas não basta apenas ter o conhecimento técnico da empresa. O controller, segundo ela, deve entender de problemas organizacionais, para analisar e interpretar cada momento de transição da empresa. Todo esse processo consiste numa visão econômica e de comunicação racional com a diretoria e clientes. “Deve ter habilidade comportamental para se relacionar com as pessoas”. Projetar cenário para encontrar o momento certo de investimentos e detectar estado de ameaça no sentido de atrair oportunidades são atividades desenvolvidas pelo controller, que muitas vezes passam despercebidas. A professora disse que muitas empresas voltam as atenções na gestão empresarial e esquecem do controle e planejamento das ações, papel que o bom controller deve acompanhar de perto. A área de administração em geral, envolvendo a contabilidade e a economia, são as mais requisitadas no atual cenário de pós-crise internacional, segundo pesquisas divulgadas em importantes revistas nacionais, como a Exame. “Oportunidades na área de negócios está crescente e demanda de grandes profissionais”, disse na abertura do evento o coordenador do ID_CURSO de contábeis da UFGD, Antônio Carlos Vaz Lopes. Para o coordenador de Ciências Contábeis da UNIGRAN, Domingos Renato Venturini, a valorização do contador, administrador e do economista mostra que o profissional criativo, ético e responsável sempre terá oportunidades no mercado de trabalho. A Semana Integrada de negócios se encerra nesta sexta-feira. (FV)