Acadêmicos de Ciências Agrárias debatem uso de EPI

Agrônomos da Syngenta falam sobre biossegurança e cuidados ambientais na aplicação de defensivos agrícolas.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) é tema de duas palestras nos ID_CURSOs de Ciências Agrárias da UNIGRAN, nesta semana. Hoje, às 19h, os agrônomos Werner Schumann e Jovani Resende de Araújo Junior, da empresa Syngenta, vão orientar um debate, no ID_CURSO de Tecnologia em Produção Agrícola, sobre a realidade atual do mercado de trabalho e a utilização dos equipamentos. Os acadêmicos de Agronomia participaram da mesma atividade, na segunda-feira, 19. Conforme pontuam os palestrantes, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que regula as relações individuais e coletivas de trabalho, obriga as empresas a adotarem medidas de proteção coletiva e fornecerem equipamentos de proteção individual aos trabalhadores. Para Werner Schumann é fundamental que os estudantes já conheçam a importância disso. Schumann defende que os jovens agrônomos e tecnólogos da área precisam se conscientizar da importância das medidas de biossegurança. “Normalmente, os mais velhos dificilmente se adaptam a uma coisa nova; antigamente isso não tinha, então, hoje, é muito mais fácil uma pessoa jovem entender a necessidade de se proteger, de cuidar da sua saúde, do que pessoas as que não pensam assim, dos mais conservadores e que não gostam de mudar”, disse o engenheiro agrônomo. Em toda aplicação de produtos bioquímicos nas atividades agrícolas é recomendada a utilização dos EPI, como, por exemplo, chapéu, protetor facial, máscaras, luvas, roupa impermeável e botas de borracha. Os palestrantes destacam ainda a política de atuação e inserção da empresa no mercado agronômico, e das oportunidades de trabalho que oferece. Na palestra de segunda-feira, os alunos tiveram também a oportunidade de conversar com um dos agrônomos da empresa, Jovani, que foi aprovado em um processo de seleção que teve 13 mil candidatos. Para a coordenadora do ID_CURSO de Agronomia, Raquel Bonacina Vitorino, esse é um bom exemplo da competitividade que existe hoje na área. (MC-JR)