Alunos de Nutrição fazem mostra de promoção da saúde

Informação com sabor e diversão – fazendo mostra, acadêmicos aprendem a ensinar que alimentação correta significa melhor qualidade de vida.
Alunos do primeiro ano do ID_CURSO de Nutrição se dedicaram a informar o público da UNIGRAN, nesta terça-feira e ontem, acerca de hábitos alimentares adequados para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. A mostra, alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, teve como temas a hipertensão arterial, o diabetes, o aleitamento, a pirâmide alimentar, o aproveitamento de alimentos e a anemia. “A má alimentação é a principal causa de diversas doenças”, diz Francielle Jacques Barbosa, 20. A aluna e seu grupo montaram uma banca com alimentos enlatados e frutas frescas. “Nós estamos falando sobre hipertensão arterial, o que deve ser evitado, os alimentos que devem ser consumidos, a partir desses eventos é mais fácil levar promoção de saúde à população”, disse Lucimara dos Santos Mariano, 35. Além da informação e da degustação, a interação foi uma estratégia usada para destacar a importância da alimentação equilibrada. Aqui, a pirâmide alimentar virou um jogo da memória para checar a noção de proporção que o jogador tem do consumo de carboidratos, gorduras, doces, carnes, legumes, frutas e verduras. Os poucos que acertaram na montagem da pirâmide mereceram festa dos alunos. “É difícil alguém acertar e quem consegue, a gente aplaude, faz alguma coisa; a intenção do grupo é fazer com que a pessoa aprenda com seu erro; e, a partir do que ela montar, a gente explica que tudo é importante para nossa alimentação, só que na quantidade correta”, disse a aluna Juliana Pagliarini, 18. Saúde Pública A professora Rita de Cássia Dorácio Mendes explicou que a atividade está vinculada à disciplina de Saúde Pública, cujo enfoque é o desenvolvimento de habilidades do profissional de nutrição na promoção da saúde geral da população. Ela disse que, adiante no ID_CURSO, os alunos têm outra disciplina, Saúde Pública em Nutrição, que é específica nos estudos sobre promoção da saúde e prevenção de doenças. “Ter uma alimentação saudável no dia a dia, consumir fibras, consumir carnes magras, priorizar mais os alimentos naturais, não comer alimentos industrializados, tudo isso é promoção, um estilo de vida que eu vou ter sempre; agora, aquele indivíduo que está com colesterol alto, o que ele vai ter de fazer? Ele vai ter que retirar alguns alimentos; então, essa retirada, essa proibição é a prevenção”, explicou a professora. Na mostra do Dia Mundial da Alimentação, os alunos do segundo semestre de Nutrição tiveram a assessoria dos alunos do sexto semestre. (JR)