Semana de Negócios é aberta com debate sobre Motivação e Empreededorismo

SIN-2009 foi aberta ontem, em solenidade que contou com autoridades acadêmicas das Faculdades de Administração, Contábeis e Economia da UNIGRAN e UFGD
A primeira noite de palestras da Semana Integrada de Negócios (SIN) – evento acadêmico que integra os ID_CURSOs de administração, ciências contábeis, economia e administração com ênfase em agronegócios, da UFGD e da UNIGRAN – trouxe em debate a motivação e o empreededorismo como requisitos básicos para a construção de uma carreira profissional de sucesso. A abertura do evento, nessa segunda-feira, reuniu mais de um mil participantes, entre alunos, professores e profissionais, no salão de eventos da UNIGRAN. Com a proposta de integrar as duas universidades e oportunizar aos participantes do evento conhecer as novidades em sua área de atuação, a SIN oportuniza debates, integração e a interdisciplinariedade, com palestras e apresentação de trabalhos científicos, que vai até sexta-feira. A abertura do evento contou com a participação dos coordenadores dos ID_CURSOs, da reitora Rosa Maria D’Amato De Déa, da UNIGRAN, o diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNIGRAN, Marcelo Koche, a diretora da Faculdade de Administração e Economia da UFGD, Dionise Magna, e o presidente do Conselho Regional de Economia, Thales de Souza Campos. O palestrante do evento foi o consultor nas áreas de motivação e marketing, Fabiano Brum. Descontraído, utilizou instrumentos musicais - guitarra e violão – para interagir com a plateia. Ele compara o sucesso da carreira profissional com a música. “Para a música ser bem interpretada e conquistar os ouvintes deverá ter harmonia, melodia e ritmo, todos sincronizados. Na vida profissional e até pessoal, também é assim”, disse o consultor. Entretanto, ressaltou que é preciso ter o domínio técnico para resolver as diferentes situações do mercado de trabalho, com confiança, eficácia. “Uma pessoa que só domina o entusiasmo pode colocar tudo a perder se não tiver o conhecimento científico e metodológico”, destacou Fabiano Brum. O poder do convencimento foi uma das técnicas apresentadas por ele como garantia da construção do marketing pessoal. “Uma coisa é você satisfazer o cliente (interno e externo) e a outra e você encantá-lo”, frisou o palestrante. Dramatizar uma situação, segundo o consultor, é uma das necessidades a ser utilizadas como trunfo, quando se quer conquistar algo. “Você tem que fazer com que o outro perceba que esteja seguro, ciente daquilo que quer transmitir. Conseguindo isso passará confiança e conquistará o seu público”, disse para a plateia. Além de palestras, a Semana Integrada de Negócios terá apresentação de trabalhos científicos, na sexta-feira. Este evento será realizado na UFGD, no período da noite. As palestras serão realizadas no salão de eventos da UNIGRAN. A programação na terça-feira, conta com a participação do presidente da Fundação Zahran e das organizações Copagaz e Rede Morena de Televisão, empresário Ueze Elias Zahran, que abordará o tema responsabilidade social. Na quarta-feira a professora doutora Ilse Maria Beuren falará sobre o perfil do gestor profissional no atual ambiente organizacional. Na quinta-feira, o assunto em debate será o agronégocio e suas potencialidades, com Sérgio da Rocha Bastos. (FV)