Agronomia da UNIGRAN foca conhecimento, tecnologia e sustentabilidade

Grupo de alunos observa teste de trator no Parque de Exposições – atividades extra-sala propiciam ganhos de conhecimento e interação com produtores.
Na exposição de uma grande marca de tratores, realizada no Espaço do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN, no Parque de Exposições de Dourados, semana passada, o acadêmico do 4º semestre João Vítor Loureiro de Lima, 22, resumiu a importância da tecnologia para a agricultura. “Hoje, você tem que fazer tudo como muita precisão, se quiser ter um bom rendimento na lavoura”, disse o futuro engenheiro agrônomo. A mostra, que apresentou uma moderna colhedora de cana-de-açúcar e tratores de alta tecnologia para pequenas propriedades, é exemplo das inúmeras atividades de campo que a UNIGRAN possibilita aos alunos da graduação. “É muito importante para o aprendizado da gente”, disse João Vítor. O representante da marca Idelberto Cadamuro valorizou a presença dos estudantes no meio de mais de 120 produtores. Na área de máquinas, Cadamuro destaca a tecnologia embarcada nos equipamentos, como o GPS, que assegura exatidão na aração, plantio, pulverização e colheita, e que os agrônomos têm de conhecer. Eles estão cada vez mais potentes, mas causam menos impacto ambiental. “Praticamente não se vê fumaça” – disse mostrando um trator em teste – “por causa do governador eletrônico e dos programas de controle de tração; e a esteira [da colhedora] não compacta o solo, como acontece com o pneu”, apontou alguns exemplos. Conhecimento e ética A coordenadora do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN, professora Raquel Bonacina Vitorino, reconhece a importância da tecnologia para a profissão. “É necessário que o engenheiro agrônomo esteja atualizado. A produção, hoje, depende de tecnologia, não só da tecnologia de maquinários, mas do conhecimento, da pesquisa, e para que você trabalhe com tecnologia, você tem que ter embasamento, e a gente foca em cima disso daí: nosso ID_CURSO é voltado para a agricultura sustentável”, define. Bonacina destaca a formação ética do aluno. Juntamente com a qualificação técnico-científica de alto nível – nos laboratórios e na área experimental da UNIGRAN – é importante explorar os reID_CURSOs do ambiente de forma consciente, especialmente, na agricultura familiar. “Não importa só a produção, tem a questão social, a questão ambiental que hoje são tão importantes quanto à produção em si, independente de ser grande produtor ou pequeno produtor”, falou. VESTIBULAR – O ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN tem a duração de nove semestres. As inscrições para o Vestibular 2010 estão abertas, e podem ser feitas pela Internet, no endereço www.unigran.br. (JR)