UNIARTE, 25 ANOS: Bandas têm até terça-feira para concorrer a videoclipe dirigido por Zeca Brito

Termina no dia 20 inscrição gratuita à pré-seleção de duas bandas que ganharão clipe da UNIARTE. Inscrição para oficina de videoclipe vai até dia 26
Os músicos de Dourados e de outras cidades do estado podem se inscrever gratuitamente suas bandas até o dia 20 de outubro, terça-feira, para a pré-seleção do videoclipe que será realizado pelo cineasta gaúcho Zeca Brito, durante a UNIARTE - 25 ANOS e o VI Encontro Multidisciplinar de Educação, que será realizado na UNIGRAN, nos dias 26 a 30 deste mês. Para se inscreverem, os músicos devem procurar a Coordenação de Artes Visuais na UNIGRAN com CD de suas músicas, currículo ou histórico resumido da banda e fotos para divulgação. A exigência é que as bandas tenham músicas gravadas de sua própria autoria e estejam dispostas a realizar um videoclipe. Os videoclipes serão produzidos pelo cineasta Zeca Brito, juntamente com os participantes da “Oficina de Videoclipe”, que será realizado durante a UNIARTE. Brito vai dirigir dois videoclipes, em sua oficina. As bandas serão selecionadas por uma comissão composta pelo cineasta e os organizadores do evento, e as músicas serão escolhidas em aula, dentro do processo didático. Oficina de videoclipe Já as inscrições para participar da Oficina de Videoclipe terminam no dia 26/10, mas os organizadores alertam que as vagas são limitadas. Segundo o professor e artista plástico Paulo Rigotti, o ID_CURSO está formatado em quatro aulas, abrangendo os conteúdos: Introdução ao cinema, linguagem cinematográfica, introdução ao roteiro cinematográfico, introdução à direção de arte, introdução à direção de fotografia; Introdução ao videoclipe, introdução à decupagem, concepção estética, introdução à produção, criação de roteiros para videoclipe (primeiro tratamento); Finalização do roteiro (segundo tratamento), esquematização de pré-produção, Produção do videoclipe, filmagem; Introdução à montagem e seleção do material captado; e Montagem e finalização. Além de ministrar oficina e realizar os videoclipes, o cineasta ainda fará, no dia 27/10 às 17h, a Mostra de Curtas “Panorama Zeca Brito” e um bate-papo com a platéia no Anfiteatro da UNIGRAN. Nessa mostra serão apresentados cinco curtas dirigidos pelo cineasta: Arthur, O Livro Caindo N`alma, Um Filme Chamado Sfincter, Um Breve Assalto e Aos Pés. O “Panorama Zeca Brito” tem uma duração de cinqüenta minutos, com filmes que variam de um à dezoito minutos. As inscrições para a UNIARTE 25 ANOS/VI ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO estão abertas e podem ser feitas de segunda à sexta na Secretaria da Faculdade de Educação da UNIGRAN, das 13h às 17h e das 19h às 22h e, a partir deste final de semana, poderão ser feitas, também, no estande da UNIGRAN no Shopping Avenida Center, em Dourados. O investimento para os alunos da UNIGRAN é de trinta reais (R$ 30,00) e aos demais participantes de outras instituições é de quarenta reais (R$ 40,00). A inscrição é integral e permite aos participantes acesso a toda programação, incluindo palestras, comunicações, workshops e miniID_CURSOs. Mais informações pelo telefone 3411-4138 ou no site www.unigran.br SOBRE O CINEASTA Zeca Brito é cineasta e artista plástico, integrante do núcleo de gravura do Rio Grande do Sul, e acadêmico da faculdade de artes da UFRGS. Graduou-se em Realização Audiovisual pela Unisinos, RS em 2006. É sócio da produtora Coletivo Inconsciente e já realizou dois longas-metragens, dez curtas-metragens e sete videoclipes, atuando como diretor de fotografia, produtor, roteirista e diretor. Vem sendo premiado desde 2005, quando conquistou o Gramado Cinevideo com o videoclipe Pule pra pegar, melhor videoclipe gaúcho e premio do júri popular. Em 2006, no mesmo festival, conquistou o premio de curta experimental brasileiro com Zilá. Seu curta-metragem Um Filme Chamado Sfincter, conquistou prêmios em diversos festivais nacionais e faz parte da grade do canal Multishow. Atualmente está finalizando o longa-metragem “O Guri” e filmando o longa-metragem Vôo Cego. Seu último curta “Aos Pés” inicia carreira em festivais brasileiros e seu curta “Um Breve Assalto” estréia 27 outubro no Canal Brasil.