Movimento “Outubro Rosa” alerta para o câncer de mama

Movimento apoiado pelo ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN saiu às ruas, sábado, para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.
Integrantes do Movimento Outubro Rosa foram às ruas no sábado, 10, alertar as mulheres para que busquem a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Outubro foi escolhido como o mês mundial de conscientização sobre a prevenção, conhecido internacionalmente como Outubro Rosa. Várias entidades participam do Movimento, que neste mês irá percorrer diferentes bairros da cidade para esclarecer as mulheres sobre a importância do autoexame. No sábado, o movimento marcou presença na Praça Antônio João. Acadêmicos de Enfermagem da UNIGRAN e integrantes da Associação de Combate ao Câncer, Instituto Avon e da Secretaria Municipal de Saúde trajaram-se de branco e rosa para chamar a atenção da sociedade. Com faixas e panfletos, saíram em passeata pela Avenida Marcelino Pires. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce e do acesso de qualidade ao tratamento. “A campanha quer lembrar as mulheres que elas precisam se cuidar e estar atentas às condições de sua saúde”, disse a coordenadora do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN, Érika Kaneta Ferri. Depois da passeata, o Movimento retornou à Praça, onde foram feitos exame da mama num consultório móvel instalado no local. Para conscientizar as mulheres que passavam no centro da cidade, os acadêmicos fizeram orientação sobre a importância do diagnóstico precoce e as convidaram a fazer o autoexame. A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiane Kruger, lembra que o câncer, quando detectados precocemente, pode ter até 100% de chances de cura. O câncer de mama e o de colo útero atingem principalmente a população feminina acima dos 40 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre as brasileiras, os ID_TIPOs de câncer com comportamento agressivo mais freqüente são os de mama, com 49 mil novos casos anuais, seguido pelo colo do útero, com 19 mil casos, e o de intestino, com 13 mil novos casos. Já entre os homens, em primeiro lugar está o câncer de próstata, com 47 mil novos casos anuais, seguido pelo de pulmão, com 18 mil casos, e o de estômago, com 15 mil novos casos. Programação A Campanha começou no início do mês, com coleta de exame preventivo e exame clínico da mama no posto de saúde do BNH 4º Plano. No próximo final de semana, dia 17, será no Parque das Nações II, abrangendo a região da Vila São Braz, Jóquei Clube, Chácara Califórnia, Canaã II, Residencial e IV. No dia 24, segue para o posto de saúde da Seleta, e dia 31, se encerra na unidade de saúde do Jardim Cuiabazinho. (FV)