UNIARTE, 25 ANOS: Atenção para os prazos de inscrições de trabalhos e à oficina de videoclipes

Cineasta Zeca Brito vai premiar duas bandas de Dourados com videoclipes. Inscrições de candidatas terminam no dia 16, e de trabalhos, dia 14.
Oportunidades imperdíveis, para autores de trabalhos acadêmicos das áreas de educação e artes plásticas e para os músicos de Dourados e região. A Comissão Científica da “UNIARTE, 25 ANOS” e do “VI Encontro Multidisciplinar de Educação” receberá, até quinta-feira, dia 15, artigos científicos para comunicação oral ou apresentação em formato de pôsteres. Segundo o professor Paulo Rigotti, os autores devem enviar seus trabalhos até esta data, impreterivelmente, para o e-mail uniartemultidisciplinar@gmail.com, mesmo que não tenham ainda formalizado sua inscrição no evento. Os artigos podem ser resultados de trabalhos de conclusão de ID_CURSO (TCC), ou trabalho de pesquisa em andamento em disciplinas de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Os resumos serão registrados nos anais da UNIARTE e do VI Encontro de Educação, publicação que é indexada na Biblioteca Nacional. Para a apresentação, serão organizados grupos de trabalho a partir das temáticas “Formação de professores”, “Experiências didáticas (nas áreas de ensino na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, no ensino de língua e literatura, no ensino de artes, no ensino de matemática, no ensino de história)” e “Produção em letras e artes”. As temáticas englobam estudantes e profissionais das artes plásticas, arte-educação, história, literatura, ensino de língua, matemática, pedagogia, psicopedagogia, psicologia da educação e outros campos educacionais. Após o envio dos artigos, a Comissão Científica dos dois eventos irá proceder à avaliação dos trabalhos, com o objetivo de analisar sua adequação científica e aprovar a comunicação. A aprovação não dispensa a inscrição do autor na UNIARTE. Música e Videoclipe As bandas de dourados e do estado que tiverem músicas de sua própria autoria terão a oportunidade de transformar sua interpretação em videoclipe. “A condição de pré-seleção é que a banda tenha música própria”, disse Rigotti, ressaltando que as vagas são limitadas para esse workshop. O professor e artista plástico informa ainda que a banda deve apresentar um CD com suas músicas, currículo com os perfis de seus integrantes e o histórico do grupo. O prazo de inscrição termina no dia 20. Os videoclipes serão dirigidos pelo cineasta gaúcho Zeca Brito. O ID_CURSO de videoclipe terá quatro sessões de aula. A primeira, no dia 26 de outubro, será de Introdução ao cinema, linguagem cinematográfica, introdução ao roteiro cinematográfico, introdução à direção de arte, introdução à direção de fotografia; a segunda, sobre Introdução ao videoclipe, introdução à decupagem, concepção estética, introdução à produção, criação de roteiros para videoclipe (primeiro tratamento); a terceira será sobre Finalização do roteiro (segundo tratamento), esquematização de pré-produção, Produção do videoclipe, filmagem; a quarta aula tratará de Introdução à montagem e seleção do material captado; e a última aula será de Montagem e finalização. Além de ministrar oficina e produzir os videoclipes, o cineasta organizará, no dia 27, às 17h, a Mostra de Curtas “Panorama Zeca Brito” e um “bate-papo” com a platéia no Anfiteatro da UNIGRAN. Nessa mostra serão apresentados cinco curtas dirigidos pelo cineasta: Arthur, O Livro Caindo N`alma, Um Filme Chamado Sfincter, Um Breve Assalto e Aos Pés. O “Panorama Zeca Brito” tem uma duração de cinqüenta minutos, com filmes que variam de um A dezoito minutos. Na próxima semana, de 10 a 16 de outubro, as Coordenações da UNIARTE e do VI Encontro Multidisciplinar de Educação estarão atendendo no quiosque da UNIGRAN, no Shopping Avenida Center, recebendo inscrições dos comunicadores de artigos científicos, até o dia 14, e dos representantes de bandas que participarão da Oficina de Videoclipe, até sexta-feira que vem, dia 16. No outros dias, o atendimento é feito pela Secretaria da Faculdade de Educação da UNIGRAN. O telefone para informações é 3411-4138. A UNIARTE 24, ANOS acontece de 26 a 30 outubro. (JR) NE. Notícia editada em 12/10.