Estudantes conhecem profissões com o projeto “Casa Aberta”

Durante o projeto, a UNIGRAN se dedica a mostrar as instalações e os ID_CURSOs que oferece aos estudantes das escolas de Dourados e região.
Escolher a carreira profissional não é uma tarefa fácil, mas quando se conhece na prática as áreas de atuação e o que irá estudar na faculdade, tudo fica mais fácil. Aproveitando essas possibilidades, estudantes do Ensino Médio de escolas de Dourados e região conheceram a infraestrutura da UNIGRAN, tiraram dúvidas com professores e acadêmicos e visitaram os laboratórios da instituição. A visita dos alunos integra o projeto “Casa Aberta”, desenvolvido todos os anos pela UNIGRAN. Tudo começa com a apresentação de um vídeo institucional. No auditório os alunos são recebidos por professores que dão as boas vindas, apresentam a instituição e os guiam pelos complexos dos ID_CURSOs das áreas as saúde, educação, administração, agrária e exata. A UNIGRAN oferece mais de 30 ID_CURSOs, projetos diferenciados de formação profissional e laboratórios de ponta, que são referências no estado. Além de conhecerem as instalações, os estudantes têm a oportunidade de ter o contato com os universitários, que desenvolvem pesquisas nos laboratórios e fazem projetos acadêmicos com os professores e colegas de sala de aula. O contato com a prática e a vivência da atuação de cada área ajuda a decidir na escolha da carreira e desmistificar conceitos de cada profissão. O estudante Renato Henrique Nascimento Vilar, da Escola Vilmar Vieira de Matos, sempre teve interesse pelo jornalismo, mas não tinha ideia do que o ID_CURSO oferecia em sala de aula. Ao se deparar com o complexo de comunicação da UNIGRAN, e conhecer os laboratórios de fotografia, rádio, televisão, de redação, e de macintosh, sua visão mudou para melhor. “Não imaginava que era tudo isso. A visão que a gente tem da profissão é aquela mostrada na televisão em que o jornalista escreve texto e apresenta telejornal. Agora percebi que é muito mais do que isso. Fiquei fascinado com os laboratórios”, comentou o estudante, assinalando estar decidido quanto a escolha da profissão. A professora Rosimeire Aparecida Nunes de Oliveira, que acompanhou os alunos da Escola Vilmar Vieira de Matos, diz ser comum eles terem dúvidas ao decidir o ID_CURSO na DATA_HORA de prestar o vestibular. “É somente conhecendo na prática, tirando dúvidas com os acadêmicos e professores universitários que é possível fazer a escolha certa”, comentou. Para o coordenador da Escola Imaculada Conceição, Márcio Jorge Manoel Pinto, a visita no ambiente universitário é uma das melhores formas de se estabelecer a profissão com o mercado de trabalho. Ele diz que a escola tem programa de orientação vocacional, mas conhecer os profissionais e as atividades desenvolvidas em cada ID_CURSO fica mais fácil tomar a decisão correta. “Muitos estudantes não conhecem a realidade de cada profissão e tampouco sabem da qualidade de ensino em nosso estado. Ao se deparar com os laboratórios, a infraestrutura, com certeza passam a ter uma visão diferenciada das nossas universidades”, disse o professor. O Projeto “Casa Aberta” foi realizado nesta terça e quarta-feira. Em cada edição recebe mais de dois mil estudantes. As escolas agendam horário de visita e trazem alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, de Dourados e região. As visitas à UNIGRAN também podem ser agendadas em outras épocas do ano. (FV)