Pró-Reitoria premia jovens pesquisadores da UNIGRAN

Pro-reitora Bernadeth Bucher com os acadêmicos Henrique da Costa, Gabriel Ferreira e Ricardo Cavanhol, ganhadores do prêmio Jovem Pesquisador de 2009
Henrique da Costa Silva (Arquitetura), Gabriel Ferreira Bazé Neto (Biomedicina) e Ricardo Cavanhol (Arquitetura) foram os ganhadores da meia bolsa de pós-graduação da UNIGRAN, prêmio oferecido aos melhores trabalhos em exposição no I Salão de Pesquisa e o IV Encontro de Iniciação Científica. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, teve apresentação de 119 trabalhos científicos e 21 de comunicação oral. A premiação foi uma parte das propostas da Pró-Reitoria, que busca ampliar a promoção e a realização de pesquisa na UNIGRAN. Os trabalhos vencedores são de conclusão de ID_CURSO (TCC), oportunidade que acadêmicos aproveitaram para mostrar os projetos colocados em prática, depois de passarem quatro ou cinco anos cursando a faculdade. Muitos dos expositores eram também ingressantes na pesquisa, e desenvolveram trabalhos por conta própria e incentivo dos professores. Henrique da Costa Silva foi o acadêmico que obteve a maior pontuação na avaliação da Comissão Científica da UNIGRAN, composta por 12 professores mestres e doutores. Eles avaliaram sete itens, dentre os quais a relevância do tema, objetivos e suporte teórico, qualidade da pesquisa e aplicabilidade, apresentação, domínio do tema. Formando em Arquitetura e Urbanismo, Henrique criou projeto arquitetônico de uma Escola de Artes e Oficinas, para ser instalado em Dourados. O projeto é uma intervenção urbana, proposto depois de realizar pesquisas com profissionais da arte e de analisar a sua aplicabilidade no município, para inserir o artesanato, a fotografia e o teatro num só lugar, como escola técnica, profissionalizante e de mostra de trabalhos e pesquisas. A Escola funcionaria como o Sesc, Sesi, Senai, mantidos por indústrias e empresas em geral, entretanto com o apoio do poder público, explica o criador do projeto. Ao tomar conhecimento que em Dourados existe muitos talentos na área da fotografia, teatro e artesanato, a proposta de criar a escola motivou o acadêmico Henrique a desenvolver o projeto de arquitetura e de encontrar mecanismos (parcerias) que os tornasse viável. Já o estudante de Biomedicina Gabriel Ferreira apresentou o trabalho “Alterações hematológicas em amostras analisadas em condições de tempo e temperatura distintos”. A princípio, segundo ele, tinha apenas como objetivo mostrar o trabalho de conclusão de ID_CURSO para os colegas e professores. Mas ao receber a notícia que estaria entre os mais bem avaliados, descobriu o talento na pesquisa. “Eu surpreendi. Não imaginava que poderia estar entre os melhores. Com a premiação e o incentivo dos professores a gente se sente mais seguro em cursar pós-graduação e quem sabe ser um pesquisador”, disse o estudante. O terceiro colocado, Ricardo Cavanhol, também desenvolveu projeto arquitetônico. Sua intervenção segue conceitos de pesquisadores, de propor intervenção nas unidades de reabilitação de menor infrator. Em Dourados o estudante teve contato com as diferentes instituições desse setor. Ao fazer o diagnóstico dos ambientes criou o projeto do Centro de Reintegração e Reabilitação de Menor Infrator (Cremi). A proposta visa a atender jovens do sexo masculino, em ambiente que ofereça condições sócioeducativas. O projeto arquitetônico é de 5.600 metros quadrados, com capacidade para abrigar 200 meninos, com possibilidades de ampliação, se necessário. Segundo Ricardo, a atual proposta é suficiente para atendimento de meninos de Dourados e região. Assim como os três ganhadores da meia bolsa de pós-graduação, vários outros brindes foram distribuídos entre os jovens pesquisadores. Do quarto ao nono lugares, por exemplo, receberam pen drive (16GB) e livros. São eles: Roneide de Souza Santos, Miguel Augusto M. Araújo, Magno Missirian, Luciana Souza Silva, Ricardo de Souza Oliveira, e Laís Moraes Paes. A pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação, Bernadeth Bucher, disse que por ser o primeiro evento de Salão de Pesquisa Docente em conjunto com o IV Encontro de Iniciação Científica Jovem Pesquisador, a Instituição atingiu o objetivo de ampliar a importância do trabalho científico na UNIGRAN. A proposta, segundo ela, é ampliar as pesquisas já desenvolvidas na Instituição. No decorrer do ano letivo, mini-ID_CURSOs serão realizados com diferentes temas que tratam sobre a importância da pesquisa e seus meios para ser um profissional pesquisador. A Pró-Reitoria passará, de acordo com a professora, a ser uma espécie de assessoria de desenvolvimento de trabalhos científicos, na parceria com os professores orientadores. Haverá também acervo de livros, das mais recentes atualizações, para atender professor e aluno pesquisador. (FV)