Acadêmicos de Nutrição orientam policiais do DOF sobre alimentação saudável

Após palestra no Núcleo da Nutrição da UNIGRAN, policiais tiveram avaliação clínica, para cálculos elaboração e de planos alimentares individuais
Em busca de melDATA_HORAr a qualidade de vida, policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) estão recebendo orientações de alimentação saudável com acadêmicos e professores do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN. Nesta terça-feira eles receberam palestra educativa sobre a importância de manter alimentação adequada. Receberam ainda orientação clínica personalizada. As atividades são desenvolvidas no Núcleo de Nutrição da UNIGRAN, onde diariamente pacientes de Dourados e região procuram assistência dos profissionais da instituição para tratar diferentes problemas patológicos relacionados à nutrição. A iniciativa de procurar o auxilio dos professores da UNIGRAN partiu do coronel do DOF, Joel Martins dos Santos. A cada seis meses os policiais fazem avaliação médica. Em alguns deles detectou-se pressão arterial acima do normal e problemas metabólicos relacionados ao habito alimentar. “É um trabalho de prevenção à saúde dos policiais. O coronel, preocupado com a corporação, decidiu que todos realizassem avaliação clínica para reeducar o hábito alimentar. Além de melDATA_HORAr a saúde, as atividades dos profissionais rendem mais quando se está em perfeita condição física”, disse o capitão Everton Antônio Rozeni, que acompanhou a avaliação dos policiais do DOF. Para que eles entendessem como é a alimentação correta, estagiárias do ID_CURSO de Nutrição com o auxilio da professora Rita Mendes, coordenadora do ID_CURSO, apresentaram a Pirâmide de Alimentação Equilibrada, método utilizado pelos nutricionistas que divide cada ID_TIPO de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. Cada divisão da pirâmide compõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água, ingeridas através dos alimentos. Rita Mendes destacou que o despertar pelo interesse da qualidade de vida depende de cada pessoa. “Nada é proibido na alimentação, mas também nada é a vontade”, disse a professora. Ela explicou que para seguir a alimentação correta é necessário negociar a escolha na DATA_HORA de servir a refeição, seja no almoço, na janta e nos intervalos ao longo do dia. “O prazer da comida está no gosto do alimento e não na quantidade”. A professora recomendou três orientações básicas aos policiais. Tudo inicia pelo processo de mastigação do alimento, que segundo ela, deve ser feita de forma lenta, para sentir o sabor. Outra dica foi estipular o horário das refeições, a ser feita a cada três DATA_HORAs (alimentação de quatro a seis vezes/dia), e beber água no intervalo das refeições, e não apenas ao sentir sede. Além da palestra, que abordou diferentes temáticas sobre a alimentação saudável, cada policial recebeu orientação clínica personalizada. Munidos dos exames clínicos feitos pelo médico, fizeram avaliação do Índice de Massa Corporal e medição da circunferência do abdômen. Eles vão receber acompanhamento nutricional individual para elaboração e cálculo de planos alimentares. (FV)