Eventos na UNIGRAN destacam a pesquisa e a iniciação científica

Salão de Pesquisa e Encontro Jovem Pesquisador, abertos ontem, reúnem professores e estudantes pesquisadores da UNIGRAN e de outras instituições
A importância da pesquisa científica na vida acadêmica. O I Salão de Pesquisa Docente e o IV Encontro de Iniciação Científica Jovem Pesquisador da UNIGRAN, aberto nessa terça-feira, trouxe ao debate a formação profissional como princípio norteador da universidade: ensino de qualidade, produção de pesquisa e o comprometimento social nas atividades de extensão. A pesquisa, foco principal do evento, foi o tema de debate na abertura, que reuniu professores e jovens pesquisadores de graduação e pós-graduação da UNIGRAN e de outras instituições. Ampliar a demanda de pesquisas científicas é a principal meta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Instituição que, neste evento, registra trabalhos nas áreas de saúde, agrárias e exatas. “Temos uma grande demanda de pesquisas em desenvolvimento na graduação e na pós-graduação da UNIGRAN. Queremos ampliar esses trabalhos”, disse a pró-reitora Bernadeth Bucher, na solenidade de abertura. O estímulo à produção de conhecimento científico começa no ensino de graduação. “Investir na formação de grupos de pesquisa envolvendo professores, profissionais e estudantes, apresenta impacto positivo na formação dos estudantes para a vida profissional, como também ao bem estar da sociedade”, reiterou a professora. A abertura do evento teve palestra do chefe da Coordenadoria de Pesquisa da UFMS, Henrique Mongelli, sobre a importância da pesquisa nos ID_CURSOs de graduação. Para ampliar as discussões sobre a importância da pesquisa universitária, mesa-redonda e oficinas serão realizadas até quinta-feira. As temáticas abordam no geral as etapas do processo de elaboração de projetos científicos nas diferentes áreas do conhecimento. Jacson Roberto Tenfen é um dos participantes do encontro de Iniciação Científica. Acadêmico de pós-graduação em Comunicação e Marketing da UNIGRAN expôs sua pesquisa de conclusão da graduação. Ele é formado em tecnologia em Produção Vegetal. “A pesquisa deve ser levada ao conhecimento da comunidade universitária. Evento como este é importante para trocarmos conhecimento e divulgar a produção científica”, disse o acadêmico. Sua pesquisa foi feita como parte de um ensaio de Sistemas Agroflorestais (SAFs), no assentamento Santa Lúcia, na cidade de Bonito (MS). Foram coletadas amostras de solo em seis diferentes lotes para observar o ponto de fraqueza de cada um deles. Os SAFs são alternativas de manejo que podem ser muito úteis na obtenção da sustentabilidade agrícola, sobretudo na agricultura familiar. Palestra O professor Henrique Mongelli destacou na palestra a importância da promoção do ensino, pesquisa e extensão, na formação superior acadêmica. Frisou que as três vertentes andam juntas, sendo o ensino como o processo de transmissão e apropriação do saber sistematizado; a pesquisa, como a construção do saber; e a extensão como materialização de todos os conhecimentos adquiridos na academia. O palestrante destacou ainda a qualidade das pesquisas produzidas no Brasil, sendo a maioria feita dentro das universidades. “Temos excelentes trabalhos concluídos e em andamento. Nossas pesquisas competem com qualquer outro país”, frisou. O coordenador de pesquisa apresentou ainda as entidades que apoiam o desenvolvimento de pesquisas no Brasil, como o CNPq, Capes, Finep (nacionais) e a Fundect, de Mato Grosso do Sul. (FV)