Inovação é tema de seminário organizado por alunos de pós em Comunicação e Marketing da UNIGRAN

Acadêmicos estenderam trabalho de disciplina de especialização para além da sala de aula, em evento organizado no dia 18.
Um seminário que foi ele próprio exemplo de aplicação da teoria na prática docente. Organizada em cinco grupos de acadêmicos, a primeira turma de Especialização em Comunicação e Marketing da UNIGRAN fez do trabalho final da disciplina de “Metodologia do Ensino em Comunicação e Marketing” um evento à altura de sua importância para o público acadêmico e para toda a sociedade. Os grupos foram encarregados não só de realizar um debate em torno da necessidade e das possibilidades de inovação em sala de aula, mas também do planejamento estratégico de promoção do evento. Com isso, o “1º Seminário sobre Comunicação e Inovação no Ensino: abordagens atuais” exigiu conhecimentos específicos e generalistas da turma, conforme a visão mais moderna de formação superior. “A aula universitária exige a construção de novas habilidades”, disse a professora Terezinha Bazé, “porque, hoje, a demanda do ensino superior é formar o aluno reflexivo, o aluno pesquisador, o aluno leitor, o aluno que elabora, que comunica e tenha conhecimento generalizado”, declarou orientadora da disciplina. Ele coloca a formação generalista em pé igualdade de importância com a formação específica. Os acadêmicos conseguiram as parcerias de duas professoras, para enriquecer o seminário. A professora de Jornalismo da UNIGRAN, Ana Paula Macedo Cartapatti, prestigiou o evento, ministrando a palestra “Renovação do Ensino Superior”, assim como a professora Maria do Carmo Vieira, coordenadora de Projeto de Iniciação Científica da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A coordenadora de Pós-Graduação da UNIGRAN, Rose Blanco Wilhelm também participou do evento. Representando suas respectivas equipes, cinco alunos completaram a programação de palestras. Os temas abordados foram: “Os professores enquanto sujeitos do conhecimento”, com Daiane Marta Garlet; “Criatividade na Sala de Aula Universitária”, com Guilherme Rodrigues Vieira; “O despertar para a pesquisa”, por Graziela Moura; “A Aula Universitária: Um espaço com possibilidades interdisciplinares”, com Alessandra Menegheti Correia, e a “Aula Universitária e Inovação”, ministrada por Larissa Almeida Borges Passaia. O seminário realizado na sexta-feira, 18, também terá um documentário, que está sendo produzido em vídeo pelos próprios alunos, nos estúdios de TV digital da UNIGRAN. (JR)