Jornada de Odontologia aborda cirurgias do maxilar e da face

Professor Henrique Telles falou sobre cirurgias ortognáticas, na Jornada de Odonto da UNIGRAN.
Encerrando as palestras programadas na realização da II Jornada de Odontologia da UNIGRAN (JOGRAN), o professor Henrique Telles Ramos de Oliveira falou sobre “Atualidades e tratamento de pacientes com deformidades de face”, na sexta-feira, 11. Quando ocorre um desvio no encaixe dos dentes, em que os tratamentos ortodônticos não resolvem, é necessário que o paciente passe pela cirurgia ortognática. O procedimento reposiciona os ossos da mandíbula, redefinindo o encaixe dos dentes e, assim, corrige algumas deformidades faciais. O professor Henrique de Oliveira falou sobre as cirurgias mais comuns, feitas em consultórios, como a extração de sisos, até cirurgias ortognáticas. Para ele, essa área de especialização é bastante promissora e vem ao encontro da temática da II Jogran. “A gente sempre trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar. Trabalhamos com a endodontia, com a ortodontia, uma área interligada. Pacientes com deformidades de faces tem aspecto interdisciplinar: que é o aspecto fonaudiológico e o aspecto psicológico”, disse o cirurgião dentista. A interdisciplinaridade de áreas nas cirurgias buco-maxilo-faciais são importantíssimas em todo o atendimento odontológico. O conhecimento de áreas básicas, como anatomia e histologia foram reforçados pelo professor Henrique, que é Coordenador da Odontologia e Cirurgião Buco-Maxilo-Facial da FUNDEF – centro de referência no tratamento de fissuras e pacientes com deformidades de face de Lajeado, no Rio Grande do Sul. (MC)