Começa nesta quinta-feira a II Jornada de Odontologia da UNIGRAN

Clínica da UNIGRAN oferece atendimento gratuito à comunidade de forma integrada, de acordo com as diretrizes do MEC
Com o tema “Odontologia Integrada: o novo perfil profissional”, a UNIGRAN promove a II Jornada de Odontologia da Grande Dourados e a II Jornada Acadêmica de Odontologia. A abertura é nesta quinta-feira, no anfiteatro da Instituição. Quatro ID_CURSOs e fórum clínico de trabalhos científicos compõem a programação, que vai até sábado. As inscrições podem ser feitas com os acadêmicos do 4º semestre. As vagas aos ID_CURSOs são limitadas. Nesta edição, a Jornada traz ao debate a Odontologia Integrada, calcada nos princípios, fundamentos, condições e procedimentos para a formação do cirurgião-dentista. Com as novas demandas profissionais, advinda das necessidades sociais, do mercado de trabalho e das evidências científicas, exigências de novas posturas voltadas a habilidades humanas são competências e habilidades necessárias para uma formação adequada do profissional. Dessa forma, o ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN valoriza a excelência técnica, aliada à relevância social das ações em saúde. O coordenador da Jornada, professor doutor André Afif Elossais, diz que as matrizes curriculares da Odontologia, através das diretrizes do Ministério da Educação, agregam os diferentes conhecimentos profissionais da área de forma integrada, proposta que é tratada como tema central no evento. A atenção básica na saúde bucal será o foco principal da abertura da Jornada. O tema do ID_CURSO de abertura, às 8h da manhã, é “Cariologia e formas de prevenção”, será tratado pelo professor doutor Jaime Aparecido Cury, da UNICAMP. Já no período da tarde, a partir das 14h, a temática será sobre a aplicação de novas tecnologias em endodontia, com o professor mestre Júlio Almeida Silva, da UFG, de Goiânia. No dia 11, no período da manhã, a temática do evento será a Dentística, oportunidade em que a discussão envolverá os conceitos de estética na odontologia, tratamentos reabilitadores, entre outros. Quem fala sobre o assunto é a professora mestre Mara Antônio Monteiro de Castro, da Unesp de Araçatuba. À tarde, a abordagem da Jornada será a Cirurgia Ortognática. O professor doutor Henrique Telles Ramos de Oliveira será o conferencista. Ele vai abordar sobre tratamentos atuais com pacientes que apresentam deformidade de face. No sábado, dia 12, haverá o fórum clínico (apresentação oral) e mostra de painéis (demonstrativo), nos períodos da manhã e da tarde. Estão inscritos 16 trabalhos, de acadêmicos e profissionais. Todos eles terão os resumos publicados na Revista Eletrônica InterBio, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de professores. Quatro serão premiados. As inscrições à Jornada acadêmica de Odontologia podem ser feitas no dia do evento, no anfiteatro do Bloco I. O investimento aos acadêmicos é de R$ 50. Para os profissionais R$ 70. (FV)