Trabalhos refletem alto nível do Congresso da Saúde da UNIGRAN

Reitora, Rosa De Déa, e a diretora Adriana Mestriner, (2º plano) premiam duas dos autores de dez trabalhos que deverão ser publicados na InterBio.
A premiação dos pôsteres apresentados na mostra de trabalhos científicos dos “III Congresso Interdisciplinar da Saúde” e “VII Congresso de Atividade Física e Reabilitação Motora”, organizado pela UNIGRAN, semana passada, reflete o sucesso e o alto nível de qualidade do evento. A coordenadora da Mostra, professora Rita de Cássia Dorácio Mendes, explicou que o Conselho Científico optou por destacar os dez mais bem avaliados pela Comissão Julgadora, mas considera que todos os 90 trabalhos selecionados e expostos mereceram prêmios. “A avaliação destes trabalhos foi muito gratificante; mostrou a competência deste grupo [de professores], dos alunos, que os alunos estudaram e estavam orgulhosos, apresentando seus trabalhos; então, nós gostaríamos de parabenizar a todos”, disse a professora Rita de Cássia, ao abrir a solenidade de entrega de certificados e dos convites aos autores dos dez trabalhos, para publicá-los na InterBio, a Revista Científica da Faculdade de Saúde da UNIGRAN. (Ao final da matéria, apresentamos a relação dos pôsteres destacados com honra ao mérito). CONGRESSO Além da solenidade de premiação, no encerramento dos Congressos, sexta-feira, houve as apresentações de um esquete, do grupo teatral da Igreja Batista de Douradina, e da Banda Trajeto 2, formada por músicos de Dourados. Nas falas de encerramento, a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, agradeceu ao empenho dos professores e coordenadores e ressaltou o sucesso dos eventos como fator de motivação para a realização dos próximos. “Espero que com esse sucesso, vocês fiquem motivados a continuar neste caminho e a realizar novos congressos, pois vocês têm, além do nosso respeito, o profundo respeito da UNIGRAN, o respeito da comunidade”, disse a reitora. Para os alunos, ela falou que a participação representa mais conhecimentos e maior competência profissional no futuro. “Temos certeza que, depois desse Congresso, vocês têm um grau a mais de conhecimento, e esse conhecimento vai ser muito mais importante quando vocês forem atuar profissionalmente e dignificarem a profissão que escolheram”, disse a professora Rosa. A pró-reitora Terezinha Bazé de Lima, a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Adriana Mary Mestriner Felipe, e a coordenadora geral do Congresso da Saúde, Ângela Midori Kuraoka de Oliveira, também destacaram a importância dos eventos como estimuladores da iniciação científica e da extensão, na formação dos acadêmicos, e para o progresso das ciências da saúde em Dourados e região. A ordem de apresentação dos trabalhos premiados, na relação a seguir, não representa ranking ou classificação na Mostra Científica do III Congresso da Saúde da UNIGRAN. (JR) Trabalhos destacados: “Alterações da pressão arterial em mulheres durante as aulas de hidroginástica”. Autores: Elisangela Azambuja Lopes e Carlos Muchão Castilho. “Avaliação do consumo de sódio por adolescentes da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, de Rio Brilhante”. Autora: Vanderléia Silva. “Bactérias heteretróficas em água de torneira e resíduos odontológicos”. Autoras: Letícia Mieko, Gabriela Montenegro, Camila Nascimento. “Consumo de Cálcio entre crianças e adolescentes”. Autora: Lilian Cristiane Medeiros. “Os probióticos de imulina HP e oligofrutose que aumentam absorção intestinal de ferro em ratos em recuperação de anemia ferropriva e em fase de crescimento”. Autora: Karine de Freitas. “Preferência do ID_TIPO de leite adquirido para escolha do produto pelo consumidor, no município de Pontes de Lacerda MT”. Autor: Costa Junior. “Prevalência de dor osteomioarticulares em funcionários do setor de multimídia de uma instituição de ensino superior”. Autora: Patrícia Resende Ferreira, Rodrigo Melo, Michael Borba, Nayara Souza, Gabriela Niase, Ângela Midori. “Qualidade microbiológica da água da bacia do rio Dourados em três municípios”. Autoras: Luane Brito, Camila Nascimento. “Terapia nutricional enteral, análise dos requerimentos energéticos no perfil nutricional”. Autoras: Kátia Volpi, Vanessa Thaís Nosak. “Efeitos da carobinha sobre o sistema reprodutivo de ratos”. Autoras: Ariele Cristina e Aline de Arruda.