Mostra de trabalhos encerra Jornada de Ciências Biológicas

Acadêmicos dos diferentes ID_CURSOs da UNIGRAN e estudantes de escolas de Dourados visitaram os trabalhos práticos do ID_CURSO de Biologia
Nove trabalhos práticos em diferentes temáticas foram apresentados no encerramento da VI Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas da UNIGRAN. O evento, realizado na sexta-feira, trata-se da XI Mostra de Biologia, oportunidade que os acadêmicos têm para apresentar à comunidade os projetos desenvolvidos em sala de aula. Escolas de Dourados conferiram os trabalhos. Comissão avaliadora de professores julgou a Mostra, que é um projeto de extensão do ID_CURSO, nos critérios de impacto visual, criatividade, entrosamento de equipe e domínio de conteúdo. Criar conceitos e métodos para trabalhar a biologia de forma prática em sala de aula foi um dos destaques do evento, que chamou a atenção de crianças do Ensino Fundamental. Os acadêmicos utilizaram a teoria dos livros didáticos para criar projetos demonstrativos. Cristiane Aparecida da Silva apresentou “A dinâmica no ensino da biologia: aprender para ensinar”. Utilizando isopor, corantes e varetas de madeira, criou maquete que apresenta de forma prática a absorção de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis pelo organismo humano. Trabalho simples que pode ser utilizado em sala de aula, facilitando o aluno compreender melhor a disciplina. Nessa mesma temática foi criado o jogo de cartas das vitaminas. Várias pessoas podem participar da brincadeira em que o campeão é aquela que reúne todas as cartas com informações relacionadas à mesma vitamina. “Se os professores apresentarem os conteúdos didáticos de forma prática os estudantes vão assimilar com mais facilidade e se interessar mais pela disciplina. Com materiais básicos e simples a biologia pode ser desenvolvida de forma prática e diferenciada”, explica a acadêmica Cristiane Aparecida. Criatividade para mostrar os trabalhos na Mostra não faltou. Numa tenda em forma de túnel foi montada a vida nas profundezas do oceano. Adentrando o local conhecia-se através de um passeio a vida marinha nas regiões consideradas rasas do oceano até as mais profundas, chamada de abissal, aonde a luz do sol não chega. Podiam-se observar as diferentes espécies de peixes através de imagens fixadas no túnel. Efeito de luzes caracterizava o cenário, de acordo com a sua profundidade do oceano. A coordenadora da Mostra, Perla Loureiro, diz que a proposta da exposição dos trabalhos consiste colocar os acadêmicos em contato com a pesquisa, de forma que as ações desenvolvidas na academia se tornem visíveis a comunidade em trabalhos práticos. Em primeiro momento, conforme a professora, os estudantes aprofundam os conhecimentos em pesquisa, para depois criar projetos (maquetes) de exposição. Durante a apresentação dos trabalhos foram convidados professores de Biologia dos ensinos fundamental (ciências), médio e superior. Cada um deles avaliava a ótica de aplicabilidade dos trabalhos em sala de aula. Era uma forma, também, de mostrar aos professores como trabalhar com a disciplina aliando teoria e prática. Compuseram a Mostra os temas de bioterismo, aquecimento global, conhecendo as células, aborto, dinâmicas no ensino da biologia, leishmaniose, usinas hidrelétricas e impactos ambientais, animais marinhos nas profundezas do oceano e animais peçonhentos. (FV)