ID_CURSO de Psicologia estende projeto de orientação à comunidade

(Simulação) Atendimentos são personalizados no serviço de orientação, que agora funciona também na UNIGRAN, além do Núcleo de Psicologia
Brigas familiares que jogam a pessoa para baixo, rompimento de relações, perdas afetivas e materiais, cobranças sociais. Às vezes, fica difícil lidar sozinho com as coisas da vida. E pode piorar, quando bate a ansiedade. “O medo de errar, de tomar a decisão certa... muitas vezes, é da própria pessoa a cobrança pelo perfeccionismo; trabalhamos para que ela mesma diminua essas angústias”, diz a professora Aletéia Ferruzzi, coordenadora do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN. O Núcleo de Psicologia de Psicologia da Instituição mantém um serviço de Orientação Psicológica Emergencial há três anos, atendendo de manhã, à tarde e à noite. Agora, esse projeto também está à disposição da comunidade acadêmica da UNIGRAN, no 4º andar do Bloco II, no próprio campus, e na Clínica de Estética. A orientação funciona na modalidade plantão, para atendimento emergencial. Não é necessário marcar horário e qualquer pessoa que esteja sentindo necessidade de auxílio deve procurar o serviço. Os atendimentos são feitos por acadêmicos dos 8º e 10º semestres, com acompanhamento dos professores. Segundo a professora Adriana Sordi, coordenadora de estágio supervisionado, os transtornos mais freqüentes estão relacionados a problemas familiares e do trabalho, estresse e à ansiedade. “É uma orientação para a pessoa entender o momento que está passando”, diz a professora. Ela explica que, nos momentos de confusão e sofrimento, a ajuda de um psicólogo é importante para que a pessoa encontre o caminho correto. O curioso é que geralmente ela tem a resposta para os seus problemas. “Mas às vezes fica difícil encontrar, achar a saída, diante de uma situação de conflito. Fazemos reflexão para que a própria pessoa busque o caminho, que perceba o que é necessário e importante para si”, esclarece Adriana Sordi. Ela diz ainda que orientação é individual e personalizada e que, havendo necessidade, é marcado retorno ou, eventualmente, o paciente é encaminhamento para outros programas de apoio psicológico que são oferecidos pelo Núcleo. O projeto de Orientação Psicológica é desenvolvido de forma gratuita, e neste ano passou a integrar os estágios curriculares, ampliando a ofertas de atendimento. O Núcleo de Psicologia da UNIGRAN fica na Rua Antônio Emílio Figueiredo, 1.255, centro de Dourados. Para crianças e adolescentes, o atendimento deve ser autorizado e acompanhado pelos pais. (FV - JR)