Congresso de Saúde debate a motivação profissional

Evento foi aberto nessa terça-feira, na UNIGRAN, e prossegue até a sexta, com palestras e mini-ID_CURSOs nas diferentes áreas da saúde
Preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho com a vocação de profissionais líderes e empreendedores. O III Congresso Interdisciplinar de Profissionais da Saúde e o VII Congresso de Atividade Física e Reabilitação Motora foram abertos nessa terça-feira, na UNIGRAN, com o enfoque do profissional pesquisador que está em constante busca de conhecimentos para se destacar no mercado de trabalho e prestar serviço humanizado a sociedade. A busca pela capacitação profissional é preocupação dos trabalhadores que estão no mercado de trabalho e daqueles que buscam oportunidade de inserção no meio. Como forma de melhor projetar a carreira profissional, palestra motivacional com o administrador Gilclér Regina foi tema de abertura do Congresso. O conferencista atua como consultor de vendas, motivação, gestão e reID_CURSOs humanos há 20 anos. O evento reuniu profissionais e acadêmicos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, ID_CURSOs que participam do Congresso que até sexta-feira tem ampla programação de mini-ID_CURSOs e mesas-redondas, específicas a cada área e multidisciplinar, a todos os profissionais. Trabalhar a motivação de acadêmicos e profissionais da área da saúde no Congresso teve como objetivo despertar o potencial de cada participante. “Hoje o mercado exige perfil de liderança. Pensando na formação continuada e na projeção de carreira trouxemos em debate a motivação profissional como reflexão sobre a atuação no mercado e as perspectivas e desafios dos profissionais”, disse a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN, Adriana Mestriner Felipe de Melo. Bem-humorado, o conferencista disse que é preciso observar que em todas as profissões existem pessoas com maior destaque. Elas são comprometidas, tem atitude, motivação, persistência e buscam conhecimento. “O desejo de aprender tem feito a diferença nesses profissionais de sucesso”, define. Para ele a motivação deveria ser disciplina básica nas universidades, como forma de despertar o empreendedorismo e a liderança nos profissionais. “O profissional da saúde tem que buscar caminhos extras, seja por meio de participação em congressos, seminários e na satisfação do trabalho no dia-a-dia”, ressalta, assinalando que não existem profissões mal remuneradas e sim profissionais que não buscam a excelência. Homenagem Na abertura do evento a professora Ângela Midori de Oliveira, coordenadora geral do Congresso, prestou homenagem ao professor Carlos Muchão Castilho, que organizou, em 1998, de forma interdisciplinar, nos ID_CURSOs da saúde, o I Congresso de Atividade Física. Em 2004, a quarta edição envolveu o ID_CURSO de Fisioterapia. A partir daí surgiu o Congresso Interdisciplinar de Profissionais da Saúde, que teve a primeira edição em 2005. Os dois eventos passaram a integrar os diferentes ID_CURSOs da saúde da UNIGRAN, em um único congresso. (FV)