Jornada de Ciências Biológicas é aberta com debate sobre biotecnologia

Mesa-redonda reuniu professores da UNIGRAN e convidados para debater os desafios e perspectivas da biotecnologia, em específico na região de Dourados
O ID_CURSO de Ciências Biológicas da UNIGRAN trouxe em debate na abertura da VI Jornada Acadêmica, na segunda-feira, os desafios e perspectivas da biotecnologia. Com a participação de acadêmicos, professores e estudantes de instituições locais, três temáticas centrais foram abordadas como foco principal – a biotecnologia vegetal, microbiana e ambiental. O evento, coordenado pelos acadêmicos do 8º semestre, debate até quinta-feira vários aspectos das ciências biológicas, envolvendo o ensino, pesquisa, meio ambiente e a biotecnologia. “A jornada reúne diferentes áreas de atuação profissional, todas elas de grande importância para o biólogo”, disse o coordenador do ID_CURSO, Vanderlei Berto Júnior, que destacou o empenho dos acadêmicos na organização da Jornada. O vice-governador e presidente de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith, não pôde comparecer na abertura do evento, mas gravou uma mensagem em formato de vídeo. Ele destacou o sucesso do ID_CURSO na formação de profissionais éticos e compromissados com a profissão. “Vocês estão de parabéns. Espero que durante a semana possam enriquecer ainda mais os conhecimentos científicos”. Pensando em áreas científicas e inovadoras os acadêmicos decidiram debater a biotecnologia. A professora Lucinete Regina Colombo, da UNIGRAN, foi a coordenadora da mesa-redonda, que reuniu professores da UFGD para falar sobre a biotecnologia vegetal, microbiana e ambiental. O assunto foi abordado, respectivamente, pelos professores Cláudia Roberta Damiani, Rodrigo Simões Ribeiro Leite e Elisângela de Souza Loureiro. A biotecnologia integra diferentes áreas, a exemplo da genética, da biologia molecular, microbiologia, bioquímica, e atua com diferentes ID_TIPOs de organismos e microorganismos, para gerar bens e produtos. Ao pensar em perspectiva da biotecnologia para região de Dourados, segundo a professora Lucinete, é necessário analisar a atuação do mercado regional, que é agroindustrial, embora seja mais voltado ao setor agrícola. Com a implantação das usinas sucroalcooleiras e de outros setores afins, desenvolver tecnologias que reduzam os impactos ambientais e de tratamento de resíduos gerados por diferentes setores é um dos principais desafios da biotecnologia, avalia a professora. “A biotecnologia é uma área inovadora que demanda profissionais para atuarem de forma multidisciplinar. E o biólogo é um importante pesquisador nesse meio”, destaca a professora Lucinete. A Jornada acadêmica prossegue até quinta-feira com a programação que envolve seis mi-ID_CURSOs em diferentes temáticas. Todas elas são ministradas por profissionais renomados. Na sexta-feira haverá exposição de trabalhos práticos dos acadêmicos em forma de pôsteres, no ginásio de esportes da UNIGRAN. A visitação é livre. (FV)