UNIGRAN abre Congresso Interdisciplinar de Saúde nesta terça-feira

Congresso terá duas mostras de trabalhos de iniciação científica, além de palestras e 21 miniID_CURSOs, relacionados a oito campos da área de saúde.
Hospitais, laboratórios, clínicas e centros de saúde, institutos de pesquisa. As profissões da saúde estão entre as carreiras mais promissoras deste século, no Brasil e no mundo. É uma área em crescimento, mas que exige novas competências e conhecimento científico, habilidades que se desenvolvem na universidade. A UNIGRAN debate o mercado de trabalho, o ensino, a extensão e a pesquisa nas ciências da saúde, durante as palestras, exposições e miniID_CURSOs que iniciam nesta terça-feira, 1. Além das conferências com palestras de renome, o III Congresso Interdisciplinar de Profissionais da Saúde dá especial destaque à iniciação científica. A Comissão Científica do Congresso selecionou noventa trabalhos de acadêmicos da UNIGRAN, UNIGRAN-Capital, UFGD, UEMS e outras instituições da região, que serão apresentados ao público e a um júri formado por professores, na quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, nas duas mostras de Pôsteres Científicos do evento. Segundo a coordenadora científica do Congresso, Rita de Cássia D’Orácio Mendes, os trabalhos são resumos e resultados de estudos importantes para o contexto regional – porque fornecem indicadores para ações em saúde – e para as pessoas que participam das pesquisas e, especialmente, para a melhor formação acadêmica dos alunos. “O aluno que participa de pesquisa gosta mais do ID_CURSO dele, é um aluno motivado, que estuda mais e começa a entender o que é a profissão dele”, diz a professora. Ela explica que a pesquisa de iniciação científica não costuma trazer descobertas inéditas, mas é uma parte fundamental do seu futuro profissional. “Mesmo que o aluno não pense em ser pesquisador, toda avaliação em um serviço é uma pesquisa, não importa qual, e se pensarmos que um local de trabalho gera muitos dados, que muitas vezes não são analisados, toda vez que você analisa um dado, você propõe uma intervenção, e a intervenção vai fazer com que as coisas melhorem”, argumenta. A professora Rita de Cássia considera positiva a quantidade de trabalhos selecionados para as Mostras. “Toda pesquisa é válida, não importa se é uma pesquisa simples, o importante é incentivar o aluno a pesquisar, [por isso] a idéia desse Congresso não é excluir, é deixar participar, para o aluno se envolver”, explicou. Os trabalhos mais bem avaliados pelo júri de professores poderão ser publicados pela Revista Científica da UNIGRAN InterBio. O autor do trabalho de maior nota receberá certificado de melhor do Congresso. As inscrições para os miniID_CURSOs e palestras do III Congresso de Profissionais da Saúde devem ser feitas através do site da UNIGRAN. Paralelamente, acontece também o VII Congresso de Atividade Física e Reabilitação Motora. Os eventos são promovidos pelos ID_CURSOs de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. O anúncio na home page da Instituição leva à página na qual estão a programação completa dos Congressos e a ficha de inscrição www.unigran.br/eventos/congresso_saude.html. (JR-MC)