UNIGRAN promove a VI Jornada de Ciências Biológicas

Evento será realizado de 31 de agosto a 4 de setembro com mesa-redonda, mini-ID_CURSOs e apresentação de trabalhos em pôsteres.
Com o tema “Biodiversidade: tecnologia, natureza e homem”, começa nesta segunda-feira, 31, a VI Jornada Acadêmica de Ciências Biológicas da UNIGRAN. O evento é organizado por acadêmicos do quarto ano do ID_CURSO e tem na programação uma mesa-redonda, seis mini-ID_CURSOs e apresentações de trabalhos práticos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no bloco III da Instituição, primeiro andar, das 20h30 às 21h30. A Jornada vai até o dia 4 de setembro e debate diferentes temáticas na área da biologia. A abertura do evento terá como enfoque as perspectivas e desafios da biotecnologia, área que representa o conjunto de métodos aplicáveis às atividades que associam a complexidade dos organismos e seus derivados, conciliadas às constantes inovações tecnológicas. Será feita em forma de mesa-redonda. A professora Lucinete Regina Colombo, da UNIGRAN, fará a abertura dos debates explanando sobre os desafios e perspectivas da biotecnologia. Também estarão em foco três grandes áreas específicas da biotecnologia: vegetal, microbiana e ambiental. Elas serão debatidas, respectivamente, pelos professores Cláudia Roberta Damiani, Rodrigo Simões Ribeiro Leite e Elisângela de Souza Loureiro, da UFGD. O estudante Paulo Roberto Kemper diz que a biotecnologia é uma das principais áreas das Ciências Biológicas em ampla discussão no meio acadêmico. “É um tema atual que envolve o contexto das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, que apontam tanto para a criação como para a aprendizagem científica”, ressalta. A Semana Acadêmica é coordenada pela professora Giani Lopes Bergamo Missirian. Mini-ID_CURSOs As vagas aos mini-ID_CURSOs da VI Jornada de Ciências Biológicas são limitadas. Em 1º de setembro a temática será “Biossegurança em laboratórios de pesquisa e biotérios”, com o professor Roberto Veiga Alva, da UNIGRAN. Haverá também o mini-ID_CURSO “Química no ensino fundamental: como ensinar?”, com Karine Baldo de Gênova Campos, mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental. Em 2 de setembro os mini-ID_CURSOs serão “Controle biológico nas culturas da cana-de-açúcar e da soja: casos de sucesso”, por Ana Beatriz Riguetti Zanardo, da UFGD. Outra temática será o “Licenciamento ambiental”, com Marcelo Cardoso Oliveira, do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam). No dia 3, será abordada a “Pscicultura Sustentável”. Quem vai debater sobre o assunto é a professora Claucia Aparecida Honorato da Silva, da UNIGRAN. O outro mini-ID_CURSO será com a nutricionista Emilly da Silva, sobre o “Reaproveitamento de alimentos”. A Jornada será encerrada em 4 de setembro com a apresentação de trabalhos práticos dos acadêmicos de Ciências Biológicas. Os trabalhos estarão disponibilizados em forma de pôsteres. (FV)