Comissão de Biossegurança da UNIGRAN aprova novas medidas contra o vírus H1N1

Medidas adotadas pela UNIGRAN, como o uso de álcool-gel nos lavabos e orientação, visam à segurança de funcionários, acadêmicos e professores.
Como forma de rastrear os casos de gripe na comunidade acadêmica, a Comissão de Biossegurança da UNIGRAN estabeleceu novas medidas para a Campanha de Prevenção à Gripe A, causada pelo vírus H1N1. Formulário com perguntas pertinentes ao quadro clínico de saúde deverá a partir de agora ser aplicado pelas Coordenações de ID_CURSOs e pelos departamentos administrativos da UNIGRAN, com os acadêmicos e funcionários que apresentarem quaisquer sintomas de gripe. O formulário é um documento interno para o controle e registro de informações e não substitui o atestado ou acompanhamento médico. Prevalece a medida já adotada pela Instituição, instruindo que toda pessoa com sintomas de gripe deve procurar um médico e fazer o tratamento em casa. As perguntas são simples e estão adaptadas as particularidades da comunidade acadêmica. O formulário foi retirado das fontes do Ministério da Saúde e de outras instituições ligadas à área de prevenção a gripe H1N1. De acordo com a Comissão de Biossegurança, não é necessário uma pessoa especializada para preencher o documento, mas se houver dúvidas deverá encaminhar a pessoa [paciente] ao posto de atendimento da enfermagem, no bloco III da UNIGRAN. O formulário preenchido deve ser encaminhado à Direção da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde ou no posto da enfermagem. Em caso de dúvida deve procurar a Faculdade da Saúde, pelo telefone 3411-4133, que irá orientar a procurar um dos integrantes da Comissão de Biossegurança, distribuídos em diferentes setores da UNIGRAN. O formulário já foi enviado por e-mail a todos os departamentos. A Coordenação da Campanha é da Comissão de Biossegurança da UNIGRAN, que é integrada pelos professores Adriana Mestriner Felipe de Melo, presidente, Rubens Di Dio, diretor geral, Roberto Veiga Alva, coordenador geral, Priscilla Riguetti, Fábio Regis de Souza, Jakson Hardt, Fernanda Pereira Zauith, Rita Dorácio Mendes, Bruna Parente, Raphaela Oliveira Ramos, Aparecida de Lourdes Scaldelari, Marcelo da Silva, Carla Francelino e Lucimary Leite Garcia, como delegados. Também participam da Comissão, os chefe de setores e coordenadores de ID_CURSOs da UNIGRAN. Orientações A Comissão de Biossegurança criou também formulário de orientação domiciliar aos pacientes com suspeita de gripe, seja ela sazonal ou H1N1. As medidas seguem as normas do Ministério da Saúde, como higienizar as mãos com água e sabonete e se possível utilizar o álcool gel 70º, após tossir, espirrar, usar o banheiro e antes das refeições. Ainda orienta não compartilhar objetos de uso pessoal, permanecer sempre que possível em sua residência, ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e, tomar bastante líquido. Aos familiares a orientação é para evitar aglomerações e ambientes fechados, higienizar as mãos com frequência e evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas. As medidas de prevenção à gripe H1N1 já são adotadas na UNIGRAN. Com o lançamento da Campanha preventiva, no início desse mês de agosto, foram estabelecidas normas para deixar os ambientes sempre arejados, com janelas e portas abertas e não utilizar o ar condicionado. A pessoa com suspeita de gripe deve avisar o coordenador do ID_CURSO e se funcionário o responsável pelo setor. A recomendação é para ficar em casa e procurar um médico. Outras medidas são relacionadas à higiene pessoal e coletiva (lavar as mãos e orientar outros colegas de sala de aula e familiares). Também está definido que não se deve tomar tereré. Preocupada com a saúde da comunidade acadêmica, a UNIGRAN aumentou a frequência da higienização de todos os corrimãos das escadarias e maçanetas de portas para três vezes ao dia. A Farmácia-Escola está também produzindo álcool em gel para ser utilizado na Instituição e atender o público externo. (FV) Notícia editada após a publicação.