Capitão do Exército ministra palestra na UNIGRAN

Stephan destacou o compromisso do Exército nas áreas estratégicas do Brasil, principalmente as que fazem fronteira com os países vizinhos.
O capitão da 4ª Brigada da Cavalaria Mecanizada de Dourados Alexandre Stephan ministrou palestra aos acadêmicos da UNIGRAN, sobre a atuação do Exército brasileiro na proteção e segurança do território nacional. O evento é alusivo à Semana do Exército e ao Dia do Soldado, 25 de Agosto. Ele destacou a região da Amazônia, área de estratégia mais importante, que desde o século XVII o Exército vem ampliando seu dispositivo pela instalação de diversas unidades de fronteira. “O Brasil é o quinto maior País em extensão territorial do mundo e com muitas riquezas naturais ainda inexploradas que despertam a atenção do mundo. A manutenção de um Exército forte, preparado e com homens dedicados é fundamental para garantir a soberania e a segurança de nossas fronteiras e da nação”, disse o capitão Stephan. O Brasil tem quase 11 mil quilômetros de fronteira com sete diferentes países. O Exército Brasileiro está presente em todo o território nacional, que está dividido em sete comandos militares de área (Amazônia, Nordeste, Oeste, Planalto, Leste, Sudeste e Sul). Esses comandos são responsáveis pelo planejamento, preparo e emprego das tropas em sua área de atuação. Importante área estratégica do país. Stephan falou também sobre as formas de ingresso no Exército nas áreas da engenharia, da saúde, administração, entre outras, e as tecnologias dos comandos na proteção do território nacional. Ele discorreu ainda sobre as suas experiências durante trabalhos desenvolvidos nas diferentes regiões de atuação militar. (FV)