UNIGRAN adota medidas preventivas contra a Gripe A

Médico Alexandre Farage foi um dos convidados para debate sobre a prevenção da gripe A, com os acadêmicos, professores e funcionários da UNIGRAN.
A UNIGRAN lançou nesta terça-feira a Campanha de Prevenção da Gripe A (H1N1), para esclarecer a comunidade acadêmica sobre as formas de contágio, transmissão e tratamento. O médico Luiz Alexandre Bela Farage e o fisioterapeuta Israel dos Santos, professor da Instituição, foram os palestrantes do evento, que reuniu professores, estudantes e funcionários. A campanha responde às perguntas: como a nova gripe é contraída?, como se faz para evitá-la?, quando procurar atendimento médico?, quais são os sintomas da doença?, se a gripe é perigosa e tem tratamento?. Diante da pandemia que se espalhou pelo país, a Pró-Reitoria de Ensino e Extensão orientou os professores e alunos a se prevenirem e se os sintomas - febre alta, falta de ar, coriza, dor de garganta – forem identificados, a recomendação é procurar tratamento médico e ficar em casa. As aulas continuarão normalmente. A medida segue orientações do Ministério da Saúde, que recomenda lavar as mãos frequentemente, ao tossir e espirrar, cobrir o nariz e a boca com o lenço, não compartilhar objetos de uso pessoal e fazer assepsia das mãos com álcool, na forma de gel. A Campanha está sendo coordenada pela coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina, Valdelice Burgos, e pela diretora da Faculdade de Saúde da UNIGRAN, Adriana Mestriner. Profilaxia Preocupada com a saúde de sua comunidade acadêmica, a UNIGRAN deixará à disposição do público nos sanitários dispensadores com álcool-gel, junto com os de sabonete líquido. A Instituição também aumentou a freqüência da higienização de todos os corrimãos das escadarias e maçanetas de portas para três vezes ao dia. A transmissão do vírus da gripe se dá pelo ar e pelo contato com objetos tocados por pessoas infectadas, caso elas tenham tossido e espirrado nesses locais. É comum as pessoas protegerem a boca com as mãos, ao espirrar. Por isso, o vírus pode passar da mão da pessoa gripada para a superfície ou objeto tocado por ela, mesmo depois algumas DATA_HORAs. Segundo os infectologistas, o tempo de sobrevivência do H1N1 varia de uma DATA_HORA, a 30 graus C, a 10 DATA_HORAs, em temperaturas abaixo de 10º C. Daí a recomendação de se lavarem as mãos e os braços mais vezes ao dia. Segundo o médico Luiz Alexandre, se os sintomas da gripe forem detectados é necessário que a pessoa procure atendimento médico o mais rápido possível. “Somente o profissional pode diagnosticar o paciente. E se for necessário irá encaminhá-lo ao Hospital Universitário (HU), referência no tratamento da Gripe H1N1 em Dourados”, explicou. Ele alerta sobre o uso indiscriminado de medicamentos e que não é necessário as pessoas entrarem em pânico. Das notificações da gripe em Dourados, desde junho seis, delas foram confirmadas em exames. A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que novos casos deverão surgir devido ao clima frio, que favorece a transmissão do vírus que está circulando na cidade. O professor Israel dos Santos destacou a importância dos acadêmicos, professores e funcionários ficarem atento aos sintomas da gripe A, e adotar a prevenção como principal fator de combate à doença. A pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé, sustentou que todos devem aderir à campanha como medida de evitar que mais pessoas peguem à gripe A. “A UNIGRAN tem compromisso social com a população, e cabe a nós levar o conhecimento e a informação ao maior número de pessoas”, frisa a pró-reitora, ressaltando que a proposta da campanha também tem como medida formar estudantes multiplicadores da prevenção da gripe H1N1”. (FV)