Projeto da UNIGRAN forma multiplicadores do Estatuto da Criança e do Adolescente

Professor Robson Moraes diz que projeto de extensão levará informações sobre o ECA às escolas interessadas, em Dourados e região.
Levar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para dentro das escolas de Dourados e região. Essa é a missão dos mais de 250 acadêmicos dos ID_CURSOs de Direito e Serviço Social da UNIGRAN, inscritos no projeto de extensão “Estudo sobre o ECA”. Eles vão aprofundar os estudos sobre o Estatuto para promover palestras nas escolas e unidades educacionais de internação de adolescentes. No sábado, 08, foi realizada a aula inaugural para conhecer as propostas e objetivos do programa desenvolvido desde 2007, que tinha participação menor de acadêmicos. Levar os direitos e deveres dos adolescentes nas escolas é uma ideia amadurecida do professor de Direito Robson Moraes. O êxito alcançado reafirmou o compromisso da UNIGRAN e dos acadêmicos com a comunidade. O projeto tem a colaboração do Juizado da Infância e da Juventude, da Defensoria da Infância e do Ministério Público Estadual. O juiz, o promotor e o defensor discutem e analisam as normas de aplicação do ECA com os acadêmicos. As atividades são realizadas aos sábados e contam ainda com a participação dos diretores de casas de abrigo e ressocialização de menores. À medida que os acadêmicos aprofundam o conhecimento teórico no Estatuto passam a promover palestras nas escolas. Todo o trabalho é acompanhado pelos professores. Provocar e verificar as diversas situações envolvendo o estudante em sala de aula e analisar as realidades encontradas nas escolas para entrever a efetividade do ECA são as propostas do programa, que encontra na escola o instrumento mediador entre a família, sociedade e governo. Na aula inaugural o professor Robson Moraes apresentou aos acadêmicos os operadores de direito e os diretores das unidades que trabalham com crianças e adolescentes. Participaram o promotor de justiça da Infância e Juventude, Amílcar de Araújo Carneiro Júnior, também professor da UNIGRAN e o defensor da juventude Cícero Feitosa de Lima. Robson é assessor do Juizado da Infância e Juventude. Participaram ainda representantes das Unidades Educacionais de Internação (Unei), masculino e feminino, e do Instituto Agrícola do Menor (Iame). De acordo com o professor Robson a proposta nesse semestre é levar o ECA ao maior número de estudantes das escolas públicas. Ele diz que grupo de estudos serão formados e os alunos vão percorrer as escolas interessadas em receber o projeto. As atividades contam com a colaboração do professor Fernando Bonfim Duque Estrada. Assim como nos ID_CURSOs de Direito e Serviço Social, muitos acadêmicos da UNIGRAN são de diferentes cidades da região sul de Mato Grosso do Sul e de outros estados. A proposta é fazer com que esses alunos levem o ECA a suas cidades. “Temos que levar o conhecimento à comunidade. Esse projeto vem ao encontro da responsabilidade social, da contribuição acadêmica em benefício à população”, disse a estudante Dalva Maria Bianchi, do segundo semestre de Direito. O coordenador do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN, Joe Graef Filho, disse que todas as pessoas têm uma dívida com a sociedade e não cabe apenas ao Estado resolver os problemas. “Todos nós podemos transformar a realidade, principalmente das pessoas que não tem sonhos e são esquecidas e rejeitadas pela própria sociedade”, argumentou, lembrando que o compromisso social é dever de cidadão e que a UNIGRAN e os acadêmicos têm esse compromisso. (FV)