Acadêmicos de Odonto participam de palestra sobre atendimento a indígenas

Professor Fernando Lamers iniciou capacitação de alunos e professores da UNIGRAN que atenderão aos índios
Os acadêmicos de Odontologia da Unigran, que a partir do dia 11 passam a atender a comunidade indígena da região, participaram nesta terça-feira de palestra de capacitação para realizar esses atendimentos. O cirurgião dentista da Funasa e também professor da UNIGRAN, Fernando Lamers foi o responsável pelo evento e falou sobre a cultura e característica das etnias, que podem diferenciar o atendimento do paciente. O professor Fernando acredita que o primeiro contato com uma cultura diferenciada pode ser difícil, principalmente pela diferente língua usada, e que com a capacitação, muitos impactos podem ser diminuídos. “A gente tenta mostrar que existe diferença para facilitar o primeiro contato, para que eles conheçam um pouco essa cultura [dos povos indígenas], a riqueza dessa cultura”, falou. Sobre o conhecimento acadêmico e profissional que os alunos vão garantir com a parceria, o cirurgião dentista diz ser o principal retorno das atividades em prol social. “Você estudar a teoria, e só ouvir e ver a imagem de uma fotografia é uma coisa, agora você ver ao vivo, poder atuar nessa patologia, poder preparar uma lâmina, fazer uma biópsia, mandar pro laboratório, ter o retorno do laboratório é uma valia enorme”, afirma o professor. Parte dos atendimentos à comunidade indígena será feito dentro das aldeias, como educação da saúde bucal e aplicação de flúor, com alunos do quarto semestre. Os dentistas da Funasa vão encaminhar os pacientes com necessidade de tratamentos especiais para Clínica Odontológica da UNIGRAN, que serão atendidos por alunos do sexto semestre. Fernando Lamers acredita que o profissional precisa estar preparado para viver todas as situações fora da faculdade e essa realidade passa a ser maior no Brasil, em que a realidade étnico-social é diversa. “Acho que esse contato vai ser um grande diferencial para o desenvolvimento desse aluno, aqui dentro, que ele pode exercer depois, quando sair da faculdade”, finalizou o professor. Além disso, a Clínica Odontológica da UNIGRAN continua a atender à comunidade. As consultas podem ser agendadas, das 7h30 às 11h e das 13h e 17h pelo telefone 3411-4233 e também no local. (MC)