Simpósio na UNIGRAN destaca importância da pesquisa em Enfermagem

Coordenadora de Enfermagem, Érika Kanetta, abriu ontem o simpósio que incentiva o aumento da produção científica no ID_CURSO.
Formar profissionais também habilitados na promoção da pesquisa científica é o debate que envolve professores e acadêmicos do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN nos dois dias do “I Simpósio de Pesquisa em Enfermagem”. O evento aberta nesta segunda-feira traz à discussão a formação continuada dos enfermeiros. Palestras e mesas-redondas fazem parte da programação que, durante este mês, vai promover mini-ID_CURSOs em diferentes temáticas em torno da metodologia científica. Seguindo orientações das propostas pedagógicas da UNIGRAN – atuação acadêmica no ensino, pesquisa e extensão – professores do ID_CURSO de Enfermagem prepararam o simpósio para também refletir com os alunos a contribuição do ID_CURSO para com a sociedade. Implantado em 2004, a Enfermagem já formou duas turmas, e está consolidado no mercado de trabalho com profissionais que ocupam cargos de coordenadores em hospitais e clínicas, de Dourados e região. Assim como a forte atuação dos enfermeiros egressos que estão construindo sólida carreira, o ID_CURSO se prepara para atuar com maior produção científica. “O simpósio surge em um momento importante, no qual professores e acadêmicos estão discutindo as linhas de pesquisa, para que os projetos acadêmicos no ensino, pesquisa e extensão sejam integrados”, diz a coordenadora do ID_CURSO, Erika Kaneta Ferri. A professora foi uma das palestrantes na abertura do evento. Ela falou sobre as perspectivas da Enfermagem na pesquisa científica. “A ideia inicial é formar grupos de pesquisas para atuar com a iniciação científica, de forma integrada nas disciplinas curriculares”, comentou, frisando que a UNIGRAN incentiva todos os ID_CURSOs a consolidar a pesquisa acadêmica por meio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Ensino e Extensão. “Com isso trabalhamos com o incentivo da produção acadêmica, a constante busca de qualificação dos professores e a formação de novos pesquisadores na área da enfermagem”, frisa a coordenadora do ID_CURSO. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Bernadeth Bucher, ressaltou a importância da pesquisa científica entre acadêmicos e professores. “A UNIGRAN tem incentivado, e muito, projetos de pesquisa na graduação e pós-graduação. Nosso objetivo é ampliá-los com a formação de grupos de estudos e pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento”. A abertura do evento contou ainda com a mesa-redonda “Desmistificando a publicação”, com a participação do professor Marcelo Silva, coordenador dos debates da noite. E para falar sobre a publicação das pesquisas científicas foram convidados os professores Wanderlei Onofre Schmitz, da UNIGRAN, e Cássia Barbosa Reis, da Uems. Wanderlei é editor da “Interbio”, revista eletrônica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Instituição. A discussão abordou as normas de publicação e a importância para o pesquisador em divulgar os trabalhos acadêmicos em revistas científicas. As atividades da primeira noite do Simpósio encerraram com a professora Geórgia Borges, que falou sobre o Comitê de Ética em Pesquisa. (FV)