Acadêmicos da UNIGRAN participam da Conferência de Assistência Social

Como moradora de rua, aluna Lucivani Figueiredo procurou mostrar o drama de pessoas que necessitam de ações eficazes de políticas públicas
Os acadêmicos de Serviço do Social da UNIGRAN marcaram importante presença nas atividades da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que foi realizada na sexta-feira e sábado, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados. Líderes de organizações sociais, representantes comunitários e da Prefeitura, e os estudantes trataram da participação e do controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), em quatro mesas redondas e na palestra magna do evento. Como incentivo, a coordenadora do ID_CURSO, Maria Madalena Marques, disse que os alunos foram liberados, na sexta-feira, para participarem do encontro. “É na Conferência Municipal que se decidem questões da Lei Orgânica da Assistência Social, e que podem ser levadas para discussão nas conferências regionais e nacional; por isso, é importante os alunos participarem”, disse a professora. Assim como nos seminários da UNIGRAN, vários acadêmicos dramatizaram situações e encarnaram personagens que carecem de políticas públicas específicas e precisam de atenção diferenciada do governo. Lucivani Teixeira Figueiredo, que também representa o Programa Bolsa-Família, vestiu-se de moradora de rua. Circulando entre o público, ela chamou a atenção para essas pessoas, conformadas com uma vida sem direito à dignidade humana e quase invisíveis na sociedade. “O preconceito é muito grande e se as pessoas passarem a ver um morador de rua como cidadão, também ele vai mudar o pensamento e a melhoria vem com certeza”, disse a aluna, elogiando o trabalho feito pela Casa da Acolhida, em Dourados, e analisando a importância da Conferência, “participar de um teatro desses só vem a contribuir com a minha formação [e] se você participa, se você questiona, debate, propõe, a chance de haver mudanças é maior”, disse a acadêmica do 6º semestre de Serviço Social. A VIII Conferência de Assistência Social teve como palestrante de honra a professora doutora Vera Lucia Tieko Suguihiro, da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Foram escolhidos no evento quinze os delegados municipais que representarão Dourados na Conferência Estadual, marcada para outubro. Eles vão levar as análises sobre as dificuldades e os avanços e propostas de estratégias de ação levantadas na Conferência Municipal. A Conferência Nacional acontecerá no final de novembro, em Brasília. (JR)