UNIGRAN inicia programa de atendimento odontológico aos índios

Em reunião dia 28, na Clínica da UNIGRAN, professores e técnicos da Funasa definiram como serão feitos os atendimentos aos indígenas de Dourados
O ID_CURSO de Odontologia da UNIGRAN inicia na próxima semana o atendimento odontológico aos indígenas das Aldeias de Dourados, Jaguapiru e Bororó. O trabalho é uma parceria entre a Instituição e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que em março desse ano firmou convênio de ações de saúde e pesquisa. Os primeiros projetos a serem desenvolvidos envolvem atividades de saúde bucal e prevenção de doenças. Os atendimentos serão divididos em duas frentes: consultórios portáteis volantes, que serão levados até as aldeias, e de tratamentos na própria Clínica de Odontologia da UNIGRAN, onde serão realizados os procedimentos mais complexos. São 12 consultórios portáteis em que os acadêmicos supervisionados pelos professores desenvolvem o Tratamento Restaurador Atraumático (ART), que dispensa o uso do micromotor e anestesia. Esse ID_TIPO de atendimento já é desenvolvido pelo ID_CURSO em projetos de atenção à saúde familiar, bem como em Ação Global promovida pela UNIGRAN. O coordenador da Clínica de Odontologia da UNIGRAN, André Afif, explica que são feitos aplicação de flúor, bochechos, remoção de cáries e atendimentos educativos. Já os procedimentos de extração de dentes, raspagem supra subgengivais, prevenções dentísticas restauradoras, serão realizadas na Clínica de Atenção Básica do ID_CURSO. Os tratamentos mais complexos de extração, periodontia (sistema de implantação e suporte ao dente), endodontia (tratamento de canal), prótese fixa e dentística restauradora, serão feitos na Clínica Odontológica Integrada I. Os consultórios odontológicos da UNIGRAN são divididos em duas clínicas. Na terça-feira, a coordenadora de Odontologia, Pollyana Borges, e uma comissão de professores do ID_CURSO, André Afif, Camila Zeuli, Fernando Lamers e Letícia Ferrigolo receberam os representantes da Funasa. A reunião definiu os ajustes de atendimento aos indígenas de Dourados. Às terças-feiras serão feitos os procedimentos na clínica da UNIGRAN, em período integral, e às quartas-feiras de manhã serão realizados os atendimentos com equipes da clínica volante. A professora Camila Zeuli, coordenadora substituta, lembra que o ID_CURSO de Odontologia é o primeiro do país a desenvolver atividades de saúde bucal em aldeias indígenas. “Essa é uma responsabilidade social da UNIGRAN, com os povos indígenas, e esse convênio com a Funasa veio fortalecer as ações já desenvolvidas pela Instituição nos Núcleos de Atividades Múltiplas”, ressalta. Na reunião foi definido que os atendimentos serão iniciados primeiramente na clínica da UNIGRAN, em 11 de agosto. Posteriormente, serão desenvolvidos os procedimentos de ART com a clínica volante. Participaram do encontro o médico Zelik Trajber, responsável pela coordenação técnica estadual da Funasa, e os dentistas da equipe multidisciplinar do Programa de Saúde Indígena Antonio Carlos Shiuki Okuda, Antonio Saturnino Filho, Hermes Carvalho Hespanhol e Fernando Lamers. (FV)