Anglo abre Olimpíada Estudantil de 2009

Aluno Bruno Valoto acende Pira e diretor Wilson Akira exibe troféu que escola recebeu da Funced, como maior vencedora dos Jogos da Juventude.
A Escola Decisivo Anglo está em festa. Começou a XV Olimpíada Cultural, esportiva e social. A abertura da festa, nesta sexta-feira de manhã, iniciou com a carreata das delegações pelas principais ruas de Dourados. Seis caminhões no estilo trio-elétrico percorreram as ruas com os alunos e professores para anunciar o maior festival olímpico escolar de Mato Grosso do Sul. O centro da cidade parou para ver os jovens atletas que até o dia 9 de julho vão participar de várias competições esportivas. As delegações retornaram para a escola e se apresentaram em quadra, no ginásio de esportes da UNIGRAN, onde grande torcida os aguardavam em festa. A exemplo das grandes competições, a Olimpíada Cultural teve as solenidades do juramento do atleta e acendimento do pira olímpica. O juramento foi feito pelo atleta de basquetebol Caio César Camioli de Lima, que tem grandes vitórias nos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems), e Jogos Escolares da Juventude de Dourados (Jojums). Ele declarou lealdade em respeitar os adversários dignificando o nome de cada equipe para engrandecimento da Escola Decisivo Anglo e do Brasil. As onze turmas do Ensino Médio foram divididas em cinco equipes, representando atletas que marcaram o esporte brasileiro em diferentes modalidades: Ayrton Senna (2ºC, 1ºC, 1ºD), Pelé (2ºA, 2ºD, 1ºE), Maurren Maggi (2ºB, 1ºA, 1ºB), Oscar ( 3º Vinho), Guga (3ºVerde). Com faixas, balões e buzinas, a alegria tomou conta dos estudantes e da torcida que lotou o ginásio de esportes. O momento mais esperado por eles foi o acendimento da pira olímpica feita pelo atleta de handebol Bruno Valoto, que também teve destaque nos jogos escolares de Dourados e Mato Grosso do Sul. E para coroar as olimpíadas e mostrar que a Escola Anglo é construído pelo forte ensino em sala de aula e pela dedicação e incentivo ao esporte, a Fundação Cultural e Esporte de Dourados (Funced), representada por Carlos Eduardo Estranieri, entregou o troféu de Campeão Geral dos Jogos da Juventude de Dourados ao diretor da Escola Anglo, Wilson Akira Tanizaki. “Aula dada, aula estudada”, com esse tema somos líderes em aprovações nos vestibulares. Mas o quero dizer a vocês [alunos] é que a Escola Anglo, ciente da importante missão de oferecer educação com qualidade, é a escola que mais investe no esporte. Prova disso são as nove conquistas consecutivas dos Jogos da Juventude de Dourados”, destaca o diretor Akira. A Escola Anglo coleciona troféus de prática e incentivo ao esporte, reconhecida por homenagens do Governo do Estado através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). GINCANA As atividades esportivas iniciaram ainda pela manhã com o cabo de guerra entre as equipes e o jogo de futebol suíço entre a seleção dos professores contra os alunos. Já nas modalidades individuais a disputa foi com o tênis de mesa, judô e provas surpresas. Todos os jogos são realizados no período da manhã. Na segunda-feira começa as provas coletivas com o atletismo e a apresentação de painéis, modalidade em que os alunos vão ter que mostrar conhecimento do histórico da vida esportiva dos atletas homenageados na gincana (Oscar, Guga, Maurren, Pelé e Senna). Uma das brincadeiras mais divertidas da gincana será disputada na quarta-feira: a torta na cara. Nela participam alunos e professores que terão de responder perguntas relacionadas às disciplinas curriculares e do cotidiano. Neste mesmo dia terá ainda o super circuito (várias provas em um único jogo) e o Enigma da Pirâmide. O encerramento das olimpíadas da Escola Decisivo Anglo, na quinta-feira, será voltada ao social. Há pouco mais de dois meses os alunos estão em campanha para arrecadar roupas e alimentos, a ser doados a entidades filantrópicas da cidade. No ano passado os estudantes conseguiram 15 toneladas e a meta deste ano é ultrapassar essa quantidade de donativos. As arrecadações serão distribuídas a organizações assistenciais de Dourados. (FV)