Núcleo da UNIGRAN faz vivência em Psicoterapia

Psicóloga Juliana Treuherz destaca importância da psicoterapia também para os psicoterapeutas.
O terapeuta é um ser humano como qualquer outro e também vivencia as dificuldades que o paciente lhe traz. Neste que é o ano da Psicoterapia, o Núcleo de Psicologia da UNIGRAN dá especial atenção ao tema, envolvendo os acadêmicos em projetos de vivência em psicoterapia, e contribuindo para informar e esclarecer a comunidade sobre essa técnica. No sábado, 20, acadêmicos do último ano debateram a importância da terapia para os psicólogos, em um trabalho de vivência. A psicoterapeuta e supervisora de estágios do Núcleo, Juliana Simczak Treuherz, falou que o objetivo da vivência é mostrar o vínculo criado entre pacientes e terapeutas para que os alunos compreendam o tratamento. “Foi uma manhã para realmente mobilizar os acadêmicos, porque é importante para quem quer ser psicoterapeuta, para quem quer trabalhar na área clínica”, disse ela. Além de Juliana, as supervisoras de Estágio em Clínica Janaína Bianchi e Ana Zulmira Verão e as coordenadoras Aletéia Henklain Ferruzzi e Geórgia Cristian Borges, do ID_CURSO de Psicologia e do Núcleo, respectivamente, participaram da vivência. As psicólogas falaram sobre a importância da Psicoterapia e da relação entre psicólogos e pacientes. Após a explanação teórica, a psicanalista Leile Fernandes Silvério, convidada da UNIGRAN, trabalhou o assunto com os alunos, através da técnica de Psicodrama. A atividade realizada em grupo faz com que as pessoas vivenciem a realidade a partir do conhecimento das diferenças, realizando atividades dramáticas. “Foi uma situação em que os alunos tiveram oportunidade de conhecer uma outra técnica de atendimento, e vivenciar as questões emocionais que surgem nesse trabalho”, disse a supervisora. A acadêmica Mayara Zanchet Gomes acredita que a experiência foi ótima, e reforçou a importância da psicoterapia para quem atende. “Antes de cuidar do outro, eu preciso estar pronta para receber o que o outro vai me trazer, a importância da Psicoterapia para mim e para qualquer pessoa é grande”, falou Mayara. Segundo Juliana Treuherz, a psicoterapia será o tema de outros projetos do Núcleo de Psicologia da UNIGRAN que serão desenvolvidos, com o objetivo informar melhor população sobre os benefícios dessa técnica para a saúde das pessoas. (MC)