MEC avalia a UNIGRAN e atribui conceito acima da média nacional

Reitora Rosa De Déa, de branco, com os professores doutores da Comissão nomeada pelo MEC para fazer a avaliação institucional da UNIGRAN.
A UNIGRAN superou a média do país na avaliação institucional concluída pelo MEC, semana passada, para o recredenciamento da Instituição como Centro Universitário. A avaliação abrangeu todos os ID_CURSOs e toda sua estrutura de reID_CURSOs humanos e física para o ensino, pesquisa e extensão. A média 4 atribuída pelos avaliadores confirma que o ensino oferecido pela UNIGRAN está entre os melhores do Brasil. Cinco é a nota máxima possível nessa avaliação, enquanto que 3 é média nacional. Até o momento, é a maior nota no Estado de Mato Grosso do Sul. Realizada a cada cinco anos, segundo um processo rigoroso de auto-avaliação e de avaliação externa, a Avaliação das Instituições de Ensino Superior é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”-INEP, vinculado ao MEC e responsável por qualificar o perfil de universidades, faculdades e centros universitários em dez dimensões. As instituições devem atender ainda a disposições legais, tais como, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais; plano de cargos e carreiras para docentes e técnicos administrativos, entre outros critérios, como ter no mínimo um terço do corpo docente formado por professores mestres e doutores. Na UNIGRAN, eles representam 61,7% dos docentes e, do total, quase 40% têm dedicação em tempo integral, enquanto que a lei exige 20%. PERFIL Os méritos da UNIGRAN no atendimento das disposições legais se revelam nas dez dimensões que foram avaliadas criteriosamente pelos especialistas indicados pelo Inep/MEC . Durante três dias, eles analisaram documentos, vistoriaram uma a uma as instalações, e entrevistaram professores, acadêmicos e funcionários, trabalhando nos três turnos. As políticas para o ensino de graduação e pós-graduação presencial e a distância, a pesquisa e a extensão; a responsabilidade social; o relacionamento com a sociedade; o atendimento aos alunos, a relação profissional com professores e técnicos; a organização administrativa e a gestão; a sustentabilidade financeira e reaplicação das receitas no ensino; infra-estrutura; missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) são os pontos analisados e avaliados com notas e comentários. O PDI, por exemplo, documento orientador das políticas educacionais da UNIGRAN deve incorporar sugestões da comunidade acadêmica, feitas durante as auto-avaliações. “Observou-se em reuniões com alunos, docentes e técnicos administrativos que o processo de avaliação desencadeia a elaboração de ações efetivas, no sentido de atender as dificuldades identificadas”, diz o relatório, destacando a articulação adequada entre a auto-avaliação e a revisão do PDI. Entre outros pontos, os avaliadores destacaram os Comitês Éticos de Pesquisa e de Biossegurança, a oferta de estágios, inclusive, por meio de convênios com órgãos e empresas, os programas de extensão que contam com a participação dos alunos e professores como o Programa de Educação de Jovens e Adultos e de Apoio ao Estudante Índio. “A política de extensão da IES vai além de um referencial mínimo de atuação. Sua inserção regional em comunidades indígenas e outros projetos de ação social são excelentes e norteiam várias ações no setor”, traz o relatório. A biblioteca da UNIGRAN novamente foi motivo de muitos elogios, pelo acervo e instalações diferenciadas, juntamente com os laboratórios, as Clínicas de Odontologia e de Fisioterapia, o Hospital Veterinário, a Farmácia e as outras instalações do campus. Dentre outros, o que mais mereceu atenção da comissão avaliadora foram os itens qualidade do corpo docente e a dedicação do corpo técnico administrativo, e a integração dos entre eles nos trabalhos, tanto de ensino como de extensão e de pesquisa. Os avaliadores destacaram que esses profissionais demonstram grande responsabilidade e muita satisfação em trabalhar na IES, e também os 114 programas de responsabilidade social que a UNIGRAN desenvolve anualmente, e que “beneficiam sobremaneira a comunidade de baixa renda já que são gratuitos e que incrementam as atividades de ensino”.

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