Novas tecnologias são os desafios da agropecuária

Reitora Rosa De Déa destacou a importância do evento em qualificar ainda mais os produtores, pesquisadores e acadêmicos.
O diretor-executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Kleper Euclides Filho, diz que a busca de novas tecnologias em benefício da produção agropecuária do Brasil são os grandes desafios dos pesquisadores e produtores rurais. Ele participou da solenidade oficial de abertura do 10º Encontro do Plantio Direto, nesta quarta-feira, na UNIGRAN. O evento é promovido pela Embrapa e o Grupo de Plantio na Palha de Dourados. As constantes mudanças climáticas, segundo Kleper, sustentam ainda mais as necessidades de se buscar novas tecnologias que acrescentem benefícios à produção. Ele destacou o Plantio Direto por ser um sistema importante na produção agropecuária pela modernidade, permitindo suportar de forma mais eficiente às adversidades climáticas e estruturais do setor rural, além de ser a alternativa mais adequada para conciliar produção de alimentos, com sustentabilidade ambiental. Várias autoridades participaram da abertura oficial do 10º Encontro do Plantio Direto, que pela segunda vez é realizado na cidade de Dourados. Entre os convidados estava o produtor Herbert Bartz, pioneiro em implantar no país lavoura comercial sob plantio direto. O interesse em solucionar os problemas de erosão no solo levou Bartz a buscar conhecimento sobre a técnica nos Estados Unidos. O sistema foi implantado em 1972, em Rolândia (PR). O produtor disse que de lá para cá as tecnologias agregaram valores à produção o que tornou o sistema uma das revoluções do setor rural. Ele foi homenageado recentemente pela presidência da república, com a Medalha do Mérito Apolônio Salles, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à agricultura brasileira. A UNIGRAN, co-realizadora do 10º Encontro do Plantio Direto, esteve representada pela reitora Rosa Maria D’Amato De Déa, que destacou o evento por oferecer importantes palestras, mini-ID_CURSOs e visitas técnicas para qualificar ainda mais os produtores, pesquisadores e acadêmicos, afim de possibilitar melhor produção, maior rentabilidade, viabilidade econômica. A reitora falou ainda da missão da UNIGRAN em proporcionar o desenvolvimento da região mediante a oferta de ensino de qualidade. Participaram da solenidade oficial o presidente da GPP, Lucio Damalia, o presidente da Associação do Plantio Direto no Cerrado, Ingbert Dowich, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, o secretário de Agricultura Indústria e Comércio de Dourados, Maurício Peralta, o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD, Edgard Jardim Rosa Júnior, e o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos, Bruno Tomazini. Nesta quinta-feira a programação do Encontro teve mini-ID_CURSOs e visitas técnicas em propriedades rurais de Dourados e região. Para o encerramento, na sexta-feira, haverá palestras nos períodos da manhã e da tarde. (FV)