Encontro do plantio direto começa nesta quarta-feira, na UNIGRAN.

Feira termina de ser montada nesta terça-feira, para receber empresas patrocinadoras do evento.
O 10º Encontro do Plantio Direto no Cerrado começa nesta quarta-feira, 24, no espaço de eventos da UNIGRAN, e termina na sexta-feira. A programação, com palestras, mini-ID_CURSOs e visitas técnicas a fazendas tem como objetivo qualificar produtores, profissionais e técnicos envolvidos com o plantio direto para difundir tecnologias relacionadas à produção agrícola. As inscrições são feitas pelo endereço eletrônico da Embrapa (http://www.cpao.embrapa.br/plantio_direto). Na quarta de manhã haverá as inscrições e entrega de materiais, das 7h às 9h. Em seguida, haverá as palestras “Estado da arte do Plantio Direto no Brasil avaliado pelo Rally da Safra 2009”, com Ondino Cleante Bataglia (Fundação Agrisus), “ O SPD e sistemas integrados de produção no Cerrado”, com Alysson Paulinelli, e “O SPD no Brasil e no mundo”, a ser ministrado por Dirceu Gassen (Cooplantio). À tarde, a partir das 14h, serão realizadas palestras “Intensificação da rotação de culturas: desafio à construção de solo fértil”, com José Eloir Denardin (Embrapa Trigo), “Sistemas de produção – Viabilidade ambiental, econômica ou técnica?”, com José Aroudo Mota (IPEA/Secretaria de Assuntos Estratégicos) e “Especialização ou diversificação no agronegócio do Cerrado Brasileiro”, por Eleri Hamer (IBG). À noite, às 20h, ocorrerá a solenidade de abertura oficial, com coquetel e atividades artísticas. Na quinta-feira haverá 14 mini-ID_CURSOs que vão tratar sobre a utilização de GPS, tecnologias do campo, manejos e cultivo de grãos, controle de insetos, entre outras temáticas voltadas ao cerrado. O professor da UNIGRAN Wilson Finamore será ministrante do mini-ID_CURSO “Aspectos da produção de cana-de-açúcar”. Haverá ainda neste dia visitas técnicas em fazendas de Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, Douradina e Ponta Porã. Para o encerramento, sexta-feira, no período matutino, as palestras serão sobre “Diversificação dos sistemas produtivos e implicações estruturais”, com Afonso Peche Filho (IAC), “Cultivos diversificados e qualidade no SPD”, com Clayton Giani Bortolini (Fundação Rio Verde) e “A integração lavoura-pecuária-floresta como proposta de mudança do uso da terra”, por Vanderlei Porfírio da Silva (Embrapa Florestas ). À tarde serão as palestras “Sustentabilidade de sistemas integrados de produção”, com Lourival Vilela (Embrapa Cerrados), “Transformações do solo sob SPD – Brasil”, por Bruno José Rodrigues Alves (Embrapa Agrobiologia) e “Transformações do solo sob SPD - Estados Unidos” com Kip Balkcom - (ARS/USDA). A promoção do Encontro é da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e do Grupo do Plantio na Palha (GPP). A realização é da Embrapa Agropecuária Oeste, da UNIGRAN, da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados, Fundação MS, Universidade Federal da Grande Dourados e do Grupo para Intercâmbio de Agrotecnologia (Giatec). (FV)