Arraiá UNIGRAN/FM CIDADE recebe mais de 10 mil visitantes

Talentos regionais da música foram a atração principal da festa que mobilizou o público estudantil de Dourados, no final de semana.
A festa promovida pela UNIGRAN, em parceria com Rádio Cidade 101 FM, justificou o slogan de maior arraial universitário do estado. O público de sexta-feira e sábado superou dez mil pessoas, a maior parte, estudantes. “A festa está belíssima, ontem não cabia nem mais uma mosca e, hoje, pelo jeito, vai ser igual”, disse o presidente do Clube Nipo-Brasileiro, Junji Miyakawa, entrevistado no segundo dia da festa. O público superou as expectativas, mas os esquemas de segurança e trânsito que foram montados garantiram a tranqüilidade da festa. “Nós organizamos da melhor forma, para garantir a circulação das pessoas, mas no ano que vem vamos precisar aumentar”, disse a coordenadora geral da festa, professora Cynara Bono. Ela valorizou a participação dos ID_CURSOs da UNIGRAN e do Colégio Anglo, que atenderam ao público com toda receptividade, em cada barraca, e destacou ainda a integração com organizações sociais de Dourados, como o Rotary Clube e o Centro de Tradições Nordestinas, além de entidades assistenciais. Com a tradicional barraca de pescaria, a Associação da Grande Dourados de Combate ao Câncer também prestigiou o “arraia”, buscando os reID_CURSOs de que precisa para terminar a construção do Hospital do Câncer. “Acho excelente [a festa], até pra gente divulgar a nossa causa, e tem muita gente pescando aqui”, disse a presidente da Associação, Virgínia Magrini. Para ela, a festa é importante para manter as tradições que, em Dourados, têm um jeito diferente, começando pela culinária. A pamonha, o curau, o milho verde, o pé-de-moleque, a paçoca e o quentão têm lugar garantido em qualquer festa junina. Mas também não pode faltar comida árabe, japonesa, italiana e nordestina, para agradar aos visitantes de diferentes origens que formam a cultura local. O Clube Nipo-Brasileiro, por exemplo, há 30 anos participa das festas juninas do município. “Essa integração, esse companheirismo, é muito importante”, disse Miyakawa. Na música, o sertanejo universitário – de longe, o gênero preferido dos estudantes – é a maior expressão da música regional. Além disso, as duplas e bandas locais estão em alta. Por isso, o palco do arraiá UNIGRAN/RÁDIO CIDADE foi de nomes consagrados como, Jads e Jadson, Peu e Betinho, e de revelações como Luciana Godoy e Caroline. O vice-governador Murilo Zauith e a presidente da Mantenedora da UNIGRAN, Cecília Zauith, foram presenças de destaque nos dois dias de arraial. Al[em da parceria com a Rádio FM Cidade 101, a festa contou com apoio da Fundação de Cultura e Esportes de Dourados e do Canal “Boa Vida”. (JR) (Notícia editada após publicação, para corrigir informação sobre cantores)