Pró-Reitoria de Pesquisa prepara Colóquio de Iniciação Científica

Doutora Bernadeth Bucher quer os professores incentivando mais os alunos a desenvolverem cultura da pesquisa.
Em reunião com professores e coordenadores na segunda-feira, 8, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIGRAN, professora doutora Bernadeth Bucher, anunciou para agosto a realização de um colóquio de iniciação científica e uma mostra de projetos de pesquisa que os alunos e professores da Instituição desenvolvem, em diversas áreas. A pró-reitora adiantou que será instituído um prêmio para os trabalhos de maior destaque. O regulamento do Prêmio deverá enfatizar especialmente a proposta institucional de formação do “acadêmico-pesquisador”. Bernadeth Bucher está orientado os coordenadores e professores a treinarem o olhar investigativo dos alunos, em suas disciplinas, por meio de mais projetos de pesquisa, ainda que simples e em torno de questões cotidianas. O intuito é instruir o aluno, desde logo, no pensamento científico, cobrando mais leituras, atenção e postura acadêmica. Geralmente, essa “ficha costuma cair” somente durante o trabalho final de graduação. “Acadêmicos têm que saber fazer trabalho acadêmico, com vocabulário acadêmico, e a pesquisa é a base para incentivar a formação de atitude científica”, disse a pró-reitora. Para ela, a pesquisa ajuda o acadêmico a despertar uma nova consciência sobre sua formação. “É importantíssimo incentivar o acadêmico a desenvolver projetos científicos, eles permitem ao aluno ter o gostinho de querer saber mais, de querer fazer uma pós, um mestrado...”. Na UNIGRAN, a iniciação científica começa em sala de aula, servindo aos interesses práticos da disciplina, da comunidade e da futura vida profissional do aluno. Esse deverá ser o objeto de grande parte dos trabalhos que serão apresentados no Colóquio. “Apesar da liberdade de temas, vamos tentar conscientizar cada acadêmico a pesquisar sobre as áreas de pesquisa desenvolvidas na UNIGRAN, como por exemplo, meio ambiente, cultura regional, desenvolvimento sustentável, práticas sociais e educativas, dentre outros, e os trabalhos deverão estar voltados a essas linhas”, falou. O Colóquio de Iniciação Científica dá continuidade ao Seminário de Iniciação Científica e ao Encontro de Jovens Pesquisadores, que a Instituição realiza anualmente desde 2005. REALINHAMENTO Juntamente com as Coordenações de ID_CURSOs, com a Reitoria e Pró-Reitorias de Ensino e Extensão e de Administração, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está reorganizando as linhas de pesquisa da UNIGRAN, conduzidas na graduação e nos programas de pós-graduação. Esse planejamento está sendo feito de forma setorizada, em cada uma das cinco faculdades da Instituição, incluindo os ID_CURSOs tecnológicos. Hoje as linhas de pesquisa são 1) Desenvolvimento Regional e suas implicações na qualidade de vida dos habitantes, 2) Biodiversidade, Estudo de Proteção Ambiental, Preservação de Espécies Animais e Vegetais, 3) Gestão Pública, Desenvolvimento Sustentável, Identidade Cultural Linguagem e Subjetividade, e 4) Práticas Sociais Educativas. Em outra frente de ação, a Pró-Reitoria de Pesquisa vai ampliar a divulgação das produções científicas de docentes e discentes da UNIGRAN, nas mídias especializadas, bem como no site e nas revistas científicas da Instituição – a Revista Jurídica, a InterLetras e a InterBio. “O conhecimento não é para ficar na gaveta, tem de circular”, disse a professora Bernadeth. (JR)